Delegação do AgroBrazil visita indústria de etanol de milho em Dourados
A delegação de estrangeiros, que participa da 9ª edição do Programa de Intercâmbio do AgroBrazil, em Mato Grosso do Sul, conheceu, na quarta (20), uma indústria produtora de combustível renovável à base de milho, em Dourados (MS).
A comitiva visitou a unidade do grupo Inpasa, que começou a operar em 2022 no município. Os principais produtos da empresa são o etanol, óleo de milho e DDGS (grãos secos de destilaria com solúveis) como fonte de proteína para nutrição animal e energia elétrica, por meio da transformação de biomassa de bagaço da cana, raiz de eucalipto, caroço de açaí.
De acordo com o gerente comercial da Inpasa, Rui Farias Filho, na unidade de Dourados são produzidos 935 milhões de litros de etanol de milho por ano, contribuindo para o estímulo da produção do cereal de segunda safra na região, investimentos em tecnologia e geração de empregos e renda no campo e na cidade.
“O etanol de milho gera 80% menos CO2 do que a gasolina. Além disso, promove a sustentabilidade por meio da geração de vapor e energia elétrica derivada de fontes renováveis, intensificação da produção de carne e leite, verticalização de produtos e fomento à silvicultura e a cadeia de biomassa”, disse Rui.
Durante a visita, o grupo, formado por diplomatas da Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Indonésia, Reino Unido, Tailândia e Turquia, assistiu a uma palestra sobre a Inpasa e depois fez um tour na unidade, passando pelas áreas de pesagem de caminhões, armazéns verticais e horizontais, carregamento e descarregamento de milho, farelos e líquidos (óleo e etanol).
“O nosso objetivo com a visita é mostrar mais uma das alternativas que o Brasil tem para o produtor rural negociar sua produção de milho para ser transformado em combustível sustentável e quase carbono neutro, disponível no mercado brasileiro”, afirmou a assessora de Relações Internacionais da CNA, Elena Castellani.
A oficial sênior de Política Econômica da Embaixada do Canadá, Raiza Martinelli, ficou bastante impressionada com toda a estrutura da Inpasa. “É muito bom saber que tem uma empresa como essa dentro do Brasil que está praticando a sustentabilidade de uma forma tão interessante. Foi muito positivo”.
À tarde, a comitiva segue para o município de Naviraí para conhecer a produção de fécula e amido de mandioca e fios de algodão da Cooperativa Sul-mato-grossense (Copasul).
AgroBrazil - O programa de intercâmbio é realizado pela CNA, em parceria com a Apex-Brasil, com o objetivo de apresentar a realidade da produção agropecuária nacional para delegações estrangeiras e permitir um contato direto com os produtores rurais brasileiros. Nesta edição, a iniciativa tem o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso do Sul (Famasul).