MT terá mais milho: Imea reajusta para cima área, produtividade e produção da safra 23
O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho. O levantamento destaca que a área semeada com milho no estado para a safra 22/23 teve incremento de 4,83% com relação a temporada passada e ficou em 7,49 milhões de hectares, número 1,01% maior do que a última estimativa de julho.
A produtividade desta temporada também foi reajustada para cima. Os técnicos do Instituto apontam perspectiva de média de 113,52 sacas por hectare, incremento de 0,75% ante a estimativa anterior e de 11,04% em comparação ao ciclo passado. Assim, a produção final do Mato Grosso deverá ser de 51,03 milhões de toneladas.
“Essa melhora nos rendimentos da safra é em decorrência das boas condições das lavouras, principalmente, das áreas que ficaram fora da janela considerada “ideal”, uma vez que houve prolongação das chuvas até o final de mai/23”, dizem os informantes do Imea.
Comercialização
As vendas deste volume todo de milho também avançaram, mas seguem bastante atrás dos números a safra passada e da média dos últimos cinco anos.
Até o dia 07 de agosto, 58,54% do milho mato-grossense já havia sido comercializado pelos produtores do estado, 5,07 pontos percentuais a mais do que o registrado em junho/23. “Esse incremento foi pautado pela necessidade dos produtores em liberar espaço nos armazéns, devido ao andamento da colheita no estado”, explica.
Porém, mesmo com o avanço, o preço médio negociado exibiu recuo de 4,58% ante a junho/23 e ficou na média de R$ 34,40/sc.