Clima ainda limita avanço da colheita do milho no Paraná, relata Deral

Publicado em 25/07/2023 15:40
Trabalhos avançaram de 6 para 11% em uma semana

Logotipo Notícias Agrícolas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.                  

De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho avançou para 11% do total. Até aqui, 70% das lavouras estão em maturação, 30% ainda em frutificação.       

Os técnicos do Deral classificam 83% das lavouras como em boas condições, 15% das lavouras em médias e 2% em ruins.            

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a colheita ocorre somente em áreas pontuais, com predomínio de lavouras em maturação, na região Norte. 

O clima úmido está retardando a maturação e postergando a colheita nas regiões Oeste e Centro-Oeste. “O efeito cigarrinha continua sendo o principal fator de queda de produtividade. Apesar disso, o fechamento da safra deverá registrar uma das melhores médias de produtividade”, destaca a publicação. 

Na região Noroeste o ritmo de colheita aumento aproveitando as boas condições de umidade dos grãos, mas muitas lavouras ainda se encontram nas fases de frutificação e maturação. “Tem sido identificada variação de produtividade em alguns municípios devido a momentos de seca ocorridos na fase inicial do plantio ou do florescimento”, relatam os técnicos. 

Já na região Sul, o milho segunda safra apresenta bom desenvolvimento com lavouras em fase de frutificação e maturação. Porém, devido ao atraso no plantio, alongamento de ciclo e demora na perda de umidade, grande parte ainda não foi colhida. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha semana com preços firmes no BR apesar de semana tensa no cenário internacional Milho fecha semana com preços firmes no BR apesar de semana tensa no cenário internacional
Demanda por milho no Brasil avança em 2025 e maior importação pelo país é provável, diz Rabobank
Em Chicago, cotações futuras do milho seguem acompanhando às tarifas recíprocas e trabalham em campo misto
Radar Investimentos: preços do milho seguem sustentados no mercado físico
Milho da Ucrânia pode se beneficiar de tarifas dos EUA, diz analista
Ataques de cigarrinha e pulgão do milho explodem em lavouras em todo o Brasil e exigem revisão do manejo