Produtividade do milho argentino segue abaixo da média conforme colheita avança, relata Bolsa de Buenos Aires

Publicado em 01/06/2023 16:05

Nesta quinta-feira (01), a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) trouxe sua atualização de reportes sobre a safra de milho da temporada 2022/23 na Argentina, destacando que a colheita de milho encontrou dificuldades para avançar no país novamente nessa semana.         

“Durante a última semana, a alta umidade relativa do ar e as chuvas no leste da área agrícola dificultaram o avanço das colheitadeiras. O avanço concentrou-se principalmente no oeste onde as precipitações não foram abundantes”, aponta.      

Os dados da Bolsa são de que 28,6% da área já foi colhida, com uma produtividade média até aqui de 77,33 sacas por hectare, o que mantém a projeção de produção em 36 milhões de toneladas, 15 milhões a menos do que a safra passada.  

“Os resultados obtidos neste momento no Sul de Córdoba são de 80,33 sc/ha e 75 sc/ha para o Centro-Norte, o que representa um decréscimo de 40% em relação às últimas 5 safras para ditas áreas. Por sua vez, nos Núcleos Norte e Sul a produtividade média dos plantios tardios é de 100,83 sc/ha e 82,33 sc/ha, respectivamente”, detalha a BCBA.       

No momento, a BCBA classifica as lavouras de milho da Argentina com 4% em condições boas ou excelentes, 42% normais e 54% regulares ou ruins. Além disso, 56% da área tem condição hídrica adequada ou ótima e 44% regular ou seca.    

Na semana passada, esses índices eram de 5% boas ou excelentes, 42% médias e 53% ruins. Do lado das condições hídricas, 54% das lavouras estavam como ótimas ou adequadas e 46% com regulares ou secas.  

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No Piauí, atraso no plantio de milho safrinha motivou diminuição de área, investimentos e acabou derrubando a produtividade
Preços do milho abrem a segunda-feira registrando movimentações positivas na B3 e em Chicago
Radar Investimentos: Os preços do milho no mercado spot ganharam impulso na semana anterior
Milho/Cepea: Apesar de colheita adiantada, comercialização é lenta
Dólar e prêmios ajudam e milho fecha semana positiva acumulando altas de até 1,5% na B3
Radar Investimentos: Mercado do milho foi pressionado pelo avanço do dólar ante o real