Maior parte do milho do Paraná está em fase de frutificação; colheita da 1ªsafra chega a 99%, aponta Deral
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, a segunda safra de milho já tem 4% das lavouras em maturação, 47% em frutificação, 37% em floração e 12% ainda em descanso vegetativo.
As regiões com mais áreas já em maturação são União da Vitória e Francisco Beltrão (50%), Guarapuava, Irati, Pato Branco e Ponta Grossa (20%), Laranjeiras do Sul (15%) e Pitanga (12%).
Os técnicos do Deral classificam 87% das lavouras como em boas condições, 12% das lavouras em médias e 1% em ruins.
Já nas áreas da primeira safra, 99% do total foi colhido até o momento, enquanto todo o restante está em maturação. Das lavouras ainda em campo, 80% estão classificadas como em boas condições e 20% em médias.
Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a segunda safra de milho se encontra no estágio de florescimento e início de frutificação na região Norte, porém sofrendo com a falta de boas precipitações.
As regiões Noroeste e Centro-Oeste também tem a maior parte das áreas em fase de florescimento, seguida pela de frutificação.