Chuva dificulta colheita do milho na Argentina, mas produtividades continuam baixas, aponta BCBA

Publicado em 25/05/2023 15:35

Logotipo Notícias Agrícolas

Nesta quinta-feira (25), a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) trouxe sua atualização de reportes sobre a safra de milho da temporada 2022/23 na Argentina, destacando que a colheita de milho encontrou dificuldades para avançar no país.        

“Durante a última semana, a alta umidade ambiente e as chuvas em várias áreas do país dificultaram o avanço das colheitadeiras, embora no oeste de Buenos Aires-norte de La Pampa o trabalho de plantio antecipado do cereal pudesse ser concluído”, aponta.     

Os dados da Bolsa são de que 26,6% da área já foi colhida, com uma produtividade média até aqui de 76,67 sacas por hectare, o que mantém a projeção de produção em 36 milhões de toneladas, 15 milhões a menos do que a safra passada.     

“Na província de Córdoba, o rendimento médio colhido situa-se em 78,83 sc/ha para o sul e 72,50 sc/ha para o norte da província. Da mesma forma, os resultados dos Núcleos Norte e Sul são superiores aos mencionados acima para Córdoba, embora continuem muito abaixo das médias históricas, já que para o Núcleo Norte a produtividade média colhida é de 99 sc/ha e 80,67 sc/ha para o Núcleo Sul”, detalha a BCBA.      

No momento, a BCBA classifica as lavouras de milho da Argentina com 5% em condições boas ou excelentes, 42% normais e 53% regulares ou ruins. Além disso, 54% da área tem condição hídrica adequada ou ótima e 46% regular ou seca.   

Na semana passada, esses índices eram de 4% boas ou excelentes, 43% médias e 53% ruins. Do lado das condições hídricas, 50% das lavouras estavam como ótimas ou adequadas e 50% com regulares ou secas. 

“Na província de Entre Ríos e no Centro-Norte de Santa Fe, várias mesas plantadas durante o mês de janeiro e até fevereiro ainda não atingiram a maturidade fisiológica, que, sem geadas precoces, mantém um potencial aceitável. Por último, o sudeste de Buenos Aires continua registrando bons rendimentos de colheita de plantios precoces e boas perspectivas para plantios tardios e segundos”, dizem os técnicos da Bolsa.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha semana com preços firmes no BR, apesar de semana tensa no cenário internacional Milho fecha semana com preços firmes no BR, apesar de semana tensa no cenário internacional
Demanda por milho no Brasil avança em 2025 e maior importação pelo país é provável, diz Rabobank
Em Chicago, cotações futuras do milho seguem acompanhando às tarifas recíprocas e trabalham em campo misto
Radar Investimentos: preços do milho seguem sustentados no mercado físico
Milho da Ucrânia pode se beneficiar de tarifas dos EUA, diz analista
Ataques de cigarrinha e pulgão do milho explodem em lavouras em todo o Brasil e exigem revisão do manejo