Deral acompanha desenvolvimento do milho no Paraná e já aponta perdas no Oeste e Sudoeste

Publicado em 24/01/2023 15:17

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado. 

De acordo com o levantamento, o plantio da segunda safra de milho segue em 1% do total estimado, com 56% das lavouras já em descanso vegetativo e 44% ainda em germinação. 

Já as áreas da primeira safra avançaram para 21% em maturação, 54% em frutificação, 17% em floração e os 8% restantes em descanso vegetativo.  

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a colheita da safra de verão começou pontualmente nas regiões Norte e Centro-Oeste, com produtividade dentro da estimada inicialmente.  

Já na região Noroeste, a maior parte das áreas de milho 1ª safra está em florescimento. 

As áreas de milho grão nas regiões Oeste e Sudoeste estão em maturação e logo devem ser colhidas. “É sabido que haverá perdas na produção devido ao ataque de cigarrinhas e problemas de ordem climática”, aponta o Deral. 

Por fim, na região Sul, as lavouras de milho apresentam bom desenvolvimento, apesar das adversidades climáticas sofridas no início da implementação. “Essas adversidades devem atrasar a colheita”. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho da B3 salta 1,5% e fica entre R$ 60,00 e R$ 70,00 no começo da tarde desta 2ªfeira
No Piauí, atraso no plantio de milho safrinha motivou diminuição de área, investimentos e acabou derrubando a produtividade
Preços do milho abrem a segunda-feira registrando movimentações positivas na B3 e em Chicago
Radar Investimentos: Os preços do milho no mercado spot ganharam impulso na semana anterior
Milho/Cepea: Apesar de colheita adiantada, comercialização é lenta
Dólar e prêmios ajudam e milho fecha semana positiva acumulando altas de até 1,5% na B3