Com 89,8% do milho colhido, Argentina tem média de produtividade de 116,67 sc/ha, aponta Bolsa de Buenos Aires
A Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) divulgou seu informe semanal trazendo novas perspectivas para a safra de milho argentina 2021/22. Os dados levantados pelos técnicos da BCBA apontam que 89,8% das lavouras do país já foram colhidas e mantêm a projeção de produção em 49 milhões de toneladas, depois de reduzir das 51 estimadas inicialmente.
“A coleta de milho destinado ao grão comercial avançou em grande parte da área agrícola nacional, apesar das chuvas leves em parte do oeste do país durante a última semana. A colheita apresentou um importante avanço semanal de 8,4 pontos”, diz o relatório.
Até o momento, a projeção de produtividade média da safra é de 116,67 sc/ha. “Os rendimentos registados continuam a apresentar uma elevada heterogeneidade, mas mantêm-se próximos das expectativas iniciais no oeste da área agrícola nacional”.
A publicação ainda detalha que, “a norte do país, as boas condições climáticas aceleram os trabalhos de colheita do cereal de verão. Nas áreas ocidentais de Buenos Aires-norte de La Pampa, Cuenca del Salado e no centro de Buenos Aires, as chuvas registradas mantêm alguns atrasos na colheita de milho para grãos comerciais”..
Olhando para as condições de cultivo, o relatório aponta que 18% das lavouras estão com avaliações boas ou excelentes, 56% como médias e 26% ruins. De acordo com as condições hídricas, 58% das lavouras são consideradas ótimas ou adequadas e 42% como regulares ou secas.
No relatório da semana anterior, esses índices eram de 16% das lavouras boas ou excelentes, 57% médias e 27% ruins. Além de 53% das lavouras consideradas ótimas ou adequadas em relação às condições hídricas e 47% como regulares ou secas.