Ministério da Agricultura da Argentina reduz projeção de produção de milho em 10%

Publicado em 17/03/2022 15:38

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina divulgou seu informe semanal de estimativas agrícolas atualizando seus dados para a safra de milho 2021/22. Segundo a publicação a estimativa de momento é para que queda próxima a 10% na produção argentina de milho, que foi de 60,5 milhões de toneladas na temporada passada.

“A pouca ou nenhuma chuva nos primeiros dias de janeiro afetou principalmente as lavouras de milho precoce que estavam em fase crítica de floração, reduzindo seus rendimentos e dedicando uma área maior como reserva forrageira. O milho de semeadura tardia tem sido menos afetado pelo déficit hídrico, com boas expectativas de produtividade, uma vez que os períodos de maior déficit hídrico passaram no estado vegetativo e receberam chuvas no final de janeiro e fevereiro em épocas críticas”, aponta o Ministério.

O levantamento aponta ainda que 9% das lavouras de milho na Argentina já foram colhidas até o momento, 29% já estão maduras, 43% em enchimento de grãos, 20% em floração e 8% ainda estão em crescimento. 

“Entre Ríos é a província mais avançada com 68%, depois Santa Fe com 33%. Em Buenos Aires, alguns lotes começaram a ser colhidos no norte da província e na área das delegações Bolívar e Salliqueló. Também é muito incipiente na província de Córdoba, atingindo 3% da área total, com tarefas de coleta começando na área das delegações Marcos Juárez, Río Cuarto e Villa María. No restante, espera-se uma maior perda de umidade do grão para iniciá-lo”.

Quanto a qualidade dos lotes, 61% estão em boas condições e o restante de razoáveis à ruins. “A cultura apresenta uma situação heterogênea em função das chuvas recebidas ao longo do ciclo”, diz o relatório.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No Piauí, atraso no plantio de milho safrinha motivou diminuição de área, investimentos e acabou derrubando a produtividade
Preços do milho abrem a segunda-feira registrando movimentações positivas na B3 e em Chicago
Radar Investimentos: Os preços do milho no mercado spot ganharam impulso na semana anterior
Milho/Cepea: Apesar de colheita adiantada, comercialização é lenta
Dólar e prêmios ajudam e milho fecha semana positiva acumulando altas de até 1,5% na B3
Radar Investimentos: Mercado do milho foi pressionado pelo avanço do dólar ante o real