Custo de produção do milho sobe pelo 8º mês seguido no MT impactado relação de troca e avanço das negociações

Publicado em 21/09/2021 10:32

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando que o custo do milho para a safra 2021/22 subiu 2,09% ao longo do mês de agosto, a oitava alta consecutiva desde janeiro/21.

Entre os fatores apontados como responsáveis por esta elevação no custeio estão a alta no preço dos insumos, principalmente fertilizantes, e alta de 1,84% no dólar (de julho/21 a agosto/21).

Tudo isso impactou na desaceleração na comercialização do cereal no estado. A safra 21/22 teve o início das negociações mais adiantado entre as últimas safras, influenciado pela relação de troca favorável no início do ciclo. Porém, foi perdendo força com a RT ficando desfavorável para o produtor no decorrer da temporada.

“Assim, foi observado pelo Imea que os cerealistas estão mais cautelosos em suas negociações, aguardando uma melhor oportunidade para travar as suas compras de insumos para o cereal”, aponta a publicação.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No Piauí, atraso no plantio de milho safrinha motivou diminuição de área, investimentos e acabou derrubando a produtividade
Preços do milho abrem a segunda-feira registrando movimentações positivas na B3 e em Chicago
Radar Investimentos: Os preços do milho no mercado spot ganharam impulso na semana anterior
Milho/Cepea: Apesar de colheita adiantada, comercialização é lenta
Dólar e prêmios ajudam e milho fecha semana positiva acumulando altas de até 1,5% na B3
Radar Investimentos: Mercado do milho foi pressionado pelo avanço do dólar ante o real