Embrapa e Sistema Faep/Senar-PR lançam cartilha sobre cigarrinha no milho

Publicado em 26/02/2021 12:00 e atualizado em 26/02/2021 15:33

A cartilha “Manejo da cigarrinha e enfezamentos na cultura do milho”, desenvolvida pela Embrapa Milho e Sorgo com apoio do Sistema Faep / Senar-PR, orienta o produtor em relação ao enfrentamento da praga, identificação do problema e o seu correto combate no campo.

O material é mais uma importante ferramenta para auxiliar os agricultores e fortalecer o combate da praga e das doenças que ela transmite nas lavouras de milho do Paraná, que podem levar à redução significativa da produtividade, podendo comprometer até 70% da produção.

O Paraná é um dos maiores produtores de grãos do Brasil. Esse posto é ocupado em função de uma soma de fatores que tem como denominador comum a competência e a dedicação dos produtores rurais paranaenses. Nesse cenário, o milho tem grande importância, não apenas como item da balança comercial, mas porque o grão se transforma em alimento para movimentar uma pujante cadeia de carnes, onde o Paraná também ocupa lugar de liderança nos cenários nacional e mundial.

Porém, nos últimos anos, a cigarrinha do milho (Dalbulus maidis), uma velha conhecida dos milharais, passou a aparecer com força nas lavouras paranaenses, colocando em risco a cultura. A praga é responsável por “enfezamentos” nas plantas que levam a redução significativa da produtividade, podendo comprometer até 70% da produção. Atenta a esta questão, o Sistema Faep / Senar-PR já encampou diversas ações para o enfrentamento da praga.

Essa cartilha é mais uma importante ferramenta para auxiliar os agricultores e fortalecer o combate a praga nas lavouras de milho do Paraná.

Para baixar o material completo, clique aqui.

Fonte: Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho emenda sexta queda consecutiva e B3 atinge menores patamares em um mês nesta 5ªfeira
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Radar Investimentos: Plantio do milho na Argentina alcançou na última semana 38,6%
Milho inverte o sinal e termina o dia com pequenas altas na Bolsa de Chicago
undefined