Colheita do milho avança para 67% do total no Paraná e plantio da safra verão já começou, diz Deral

Publicado em 25/08/2020 14:16 e atualizado em 25/08/2020 17:45

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e das principais safras do estado.

O relatório semanal apontou que 67% das lavouras estaduais foram colhidas até a última segunda-feira (24). As áreas restantes se dividem com 95% já em maturação e os 5% restantes ainda em frutificação.

Quanto a qualidade dessas áreas, 46% estão em boas condições, 37% em médias e 17% em condições ruins.

Ao mesmo tempo, a semeadura da safra verão 2020/21 já começou no estado. O Deral apontou que 1% da área prevista já foi plantada, estando 100% em germinação.

Plantio de milho 1ª safra 2020/21 do Paraná começa; deve ganhar força em setembro

SÃO PAULO (Reuters) - O Paraná deu início ao plantio da primeira safra de milho 2020/21, atingindo até segunda-feira a marca de 1% da área projetada, informou o Departamento de Economia Rural do Estado (Deral) nesta terça-feira.

Segundo o órgão do governo paranaense, até o momento a semeadura é incipiente e está concentrada na região de Ponta Grossa, mas deve ganhar força a partir da semana que vem, dependendo das condições climáticas.

"A gente teve bastante chuva no Estado nos últimos dias, e deu uma segurada no plantio. Mas eu acredito que na primeira quinzena de setembro a gente tenha uma evolução mais significativa em termos de plantio", disse à Reuters o analista Edmar Gervásio, do Deral.

"Mas neste momento, as condições --de certa forma-- são ótimas. Apesar do frio intenso, a umidade no solo está muito boa", acrescentou Gervásio.

Em igual período de 2019, o plantio de milho da primeira safra do Paraná também atingia 1% da área projetada.

O Deral, que indicou que 100% das lavouras iniciais possuem condições boas, divulgará na quinta-feira sua primeira estimativa para a safra de verão 2020/21 de milho.

TRIGO

Em relação ao trigo 2019/20, o informativo do Deral indicou um novo rebaixamento nas condições das lavouras paranaenses --agora, 73% delas figuram em nível bom, ante 83% na semana anterior. A condição média passou de 15% para 20%, enquanto a ruim saiu de 2% para 7%.

No final de semana, geadas atingiram áreas de trigo do Paraná em floração ou enchendo grãos, fases em que a cultura é suscetível a perdas.

De acordo com o Deral, 21% da safra está em maturação, 41% em frutificação, 18% em floração e 20% em desenvolvimento vegetativo.

(Por Gabriel Araujo)

Tags:

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas/ Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chicago e colheita pesam na B3, que fecha 3ªfeira com milho em baixa
Clima ajuda avanço da colheita do milho no Paraná, indica Deral
Em Campos de Júlio (MT) produtor relata margem negativa em torno de 5% a 8% para o milho safrinha
Colheita do milho entra na reta final no Paraguai com expectativa de produção menor do que a esperada
Com estiagem prolongada, incêndio atinge áreas rurais do município de São Gabriel do Oeste/MS
Colheita do milho está 29 pontos percentuais adiantada com relação à safra passada, diz Conab