Colheita do milho se encerra no Mato Grosso e preço da saca sobe 7% na semana

Publicado em 25/08/2020 09:16

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando que a colheita do milho no estado avançou 0,12 pontos percentuais na semana passada e assim, foi encerrada completamente.

“Apesar da semeadura em algumas regiões do estado terem sido um pouco fora da janela ideal de cultivo do cereal, a colheita se intensificou ao longo das semanas e foi possível apontar um adiantamento de 0,82 pontos percentuais em comparação à média dos últimos cinco anos”.

Até o momento, o instituto estima a produtividade média do Mato Grosso em 107,43 sacas por hectare, patamar 3,13% menor do que as 110,91 sacas da safra 2018/19 que foi recorde. “os menores acumulados de chuva nos estágios iniciais da cultura do milho acabaram influenciando no desenvolvimento do grão em regiões como centro-sul, sudeste e oeste”.

Do lado dos preços, o relatório aponta uma valorização de 7,71% durante a última semana, fechando cotados à R$ 41,51 a saca. “O que é pertinente ao verificar o progresso do preço do cereal no estado são as demandas interna e externa aquecidas para o consumo do milho, aliadas também à sustentação dos produtores que estão bem vendidos e, por ora, freiam as negociações no mercado refletindo na relação de oferta e demanda do cereal mato-grossense e consequentemente nos preços negociados”.

Confira o relatório completo no site do Imea.

Tags:

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chicago e colheita pesam na B3, que fecha 3ªfeira com milho em baixa
Clima ajuda avanço da colheita do milho no Paraná, indica Deral
Em Campos de Júlio (MT) produtor relata margem negativa em torno de 5% a 8% para o milho safrinha
Colheita do milho entra na reta final no Paraguai com expectativa de produção menor do que a esperada
Com estiagem prolongada, incêndio atinge áreas rurais do município de São Gabriel do Oeste/MS
Colheita do milho está 29 pontos percentuais adiantada com relação à safra passada, diz Conab