Plantio do milho verão 20/21 já começou no Rio Grande do Sul

Publicado em 14/08/2020 11:22

A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) divulgou seu boletim semanal com a atualização para as safras do Rio Grande do Sul. Segundo o levantamento, os produtores do estado já iniciaram a semeadura do milho nas regiões de Ijuí, Frederico Westphalen, Soledade e Bagé.

A publicação destaca que, na região de Ijuí, por exemplo, o plantio iniciou nos municípios situados mais ao Norte, onde a probabilidade de geadas tardias é pequena e o período recomendado pelo zoneamento de risco climático iniciou em 01 de agosto.

“Com umidade do solo adequada, a semeadura vem sendo realizada de modo muito eficiente, com excelente deposição de sementes, em adequada profundidade e baixo revolvimento de solo no sulco”.

Na regional de Frederico Westphalen, os plantios começaram principalmente nas áreas da costa do rio Uruguai. Na de Soledade, o Baixo Vale do Rio Pardo iniciou a semeadura da cultura favorecida pela onda de calor que elevou a temperatura do solo. Na de Bagé, o plantio está acontecendo na Fronteira Oeste.

Enquanto isso, os produtores da região de Santa Rosa já avançaram para 36% dos 136 mil hectares estimados para esta safra verão 2020/21. “A tendência é que o plantio siga em ritmo acelerado até a ocorrência das primeiras chuvas. A produtividade está prevista em 7.890 quilos por hectare”.

Tags:

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chicago e colheita pesam na B3, que fecha 3ªfeira com milho em baixa
Clima ajuda avanço da colheita do milho no Paraná, indica Deral
Em Campos de Júlio (MT) produtor relata margem negativa em torno de 5% a 8% para o milho safrinha
Colheita do milho entra na reta final no Paraguai com expectativa de produção menor do que a esperada
Com estiagem prolongada, incêndio atinge áreas rurais do município de São Gabriel do Oeste/MS
Colheita do milho está 29 pontos percentuais adiantada com relação à safra passada, diz Conab