Imea estima estoques finais para o milho de apenas 0,02 milhão de toneladas; colheita no MT está em 93,55%

Publicado em 04/08/2020 08:48

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando que os estoques finais de milho no estado devem ser de apenas 0,02 milhão de toneladas. Para chegar à este número, os pesquisadores consideraram uma produção de 33,48 milhões de toneladas aliada à uma demanda de 10,14 milhões de toneladas para o mercado interno, 21,10 milhões para exportação e 2,24 milhões de consumo interestadual.

“Do lado da demanda, o mercado do cereal vem sendo favorecido pelo maior consumo interno decorrente do crescimento das usinas de etanol. Além disso, as expectativas das exportações são favoráveis, já que 87,08% da produção de milho já se encontra comercializada”, destaca o boletim.

Quanto a colheita no estado, os trabalhos avançaram 6,87 pontos percentuais na semana passada, chegando em 93,55% do total cultivado. “A colheita teve menor força na semana passada, refletindo a finalização de algumas áreas do estado”.

Já a cotação média da saca do cereal em Mato Grosso ficou em R$ 35,28, um aumento de 6,12% na semana, uma vez que “a demanda seguiu aquecida e refletiu nos preços do Indicador Imea na semana passada”, aponta o instituto.

Outros dados revisados pelo Imea neste relatório foram a produtividade média e a produção final do estado. A publicação indica que houve bons reportes a respeito das áreas colhidas do estado, contribuindo com uma ligeira elevação na produtividade para a maioria das regiões do estado, ficando estimada em 107,43 sacas por hectare, aumento de 0,61% com ralação à última projeção e recuo de 3,13% em comparação à última safra.

Já a produção total foi estimada em 33,48 milhões de toneladas, crescimento de 203 mil toneladas ante ao relatório passado e 3,16% com relação à safra passada, que foi consolidada em 32,45 milhões de toneladas. “Vale analisar que as estimativas podem vir a se alterar diante do encerramento dos trabalhos a campo dentro do estado, que será capaz de dar maior definição à produtividade das lavouras”, alerta o Imea.

Confira o relatório completo no site do Imea

 

Tags:

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chicago e colheita pesam na B3, que fecha 3ªfeira com milho em baixa
Clima ajuda avanço da colheita do milho no Paraná, indica Deral
Em Campos de Júlio (MT) produtor relata margem negativa em torno de 5% a 8% para o milho safrinha
Colheita do milho entra na reta final no Paraguai com expectativa de produção menor do que a esperada
Com estiagem prolongada, incêndio atinge áreas rurais do município de São Gabriel do Oeste/MS
Colheita do milho está 29 pontos percentuais adiantada com relação à safra passada, diz Conab