Com fim da colheita do milho, produtores do RS começam a planejar próximas safras

Publicado em 25/06/2020 17:32

A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) divulgou seu boletim semanal com a atualização para as safras do Rio Grande do Sul. Segundo o levantamento, o estado entrou oficialmente no período de entressafra para o milho.

“Os produtores agora planejam o próximo ciclo atentos ao lançamento do Plano Safra 2020-2021 que trouxe novas taxas de juros para o custeio das lavouras. O preço da soja, principal cultura concorrente por área com o milho no RS, é um fator que impacta na decisão do agricultor no momento de optar por um dos cultivos, e o indicativo é que as áreas com o cereal deverão manter-se estáveis para a próxima safra”.

A entidade aponta ainda que a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural atendeu 45.692 agricultores que fizeram pedidos para o programa Troca-Troca de sementes para a safra e 5.627 para a safrinha em todo o estado.

Algumas regiões do estado mereceram destaque especial por parte do relatório. Em Soledade, algumas áreas semeadas após a cultura do tabaco ainda estão em colheita e devem perder qualidade devido as condições climáticas do período que preservam umidade. Em Santa Rosa as lavouras foram destinadas para produção de silagem devido à baixa produtividade de grãos.

Já em Caxias do Sul, os produtores que armazenam o milho em silos secadores estão conseguindo comercializar o grão por um valor bem acima daquele praticado em geral pelo mercado, chegando a R$ 60,00 a saca em São Francisco de Paula.

Tags:

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chicago e colheita pesam na B3, que fecha 3ªfeira com milho em baixa
Clima ajuda avanço da colheita do milho no Paraná, indica Deral
Em Campos de Júlio (MT) produtor relata margem negativa em torno de 5% a 8% para o milho safrinha
Colheita do milho entra na reta final no Paraguai com expectativa de produção menor do que a esperada
Com estiagem prolongada, incêndio atinge áreas rurais do município de São Gabriel do Oeste/MS
Colheita do milho está 29 pontos percentuais adiantada com relação à safra passada, diz Conab