Anec vê menor exportação de milho do Brasil e 'complicação' com grande oferta dos EUA

Publicado em 28/04/2020 21:58

SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de milho do Brasil, segundo exportador global do cereal, deverá somar entre 31 milhões e 32 milhões de toneladas neste ano, um volume menor do que o previsto anteriormente, apontou nesta terça-feira o diretor-geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), Sérgio Mendes.

Até o mês passado, a Anec esperava uma exportação de milho do Brasil entre 34 milhões e 35 milhões de toneladas neste ano.

Segundo ele, uma grande oferta dos Estados Unidos, os maiores produtores e exportadores globais, poderá atrapalhar os planos de exportadores brasileiros.

"É possível que no milho a gente tenha alguma complicação, o preço do petróleo caiu muito e vai sobrar milho nos EUA", disse ele, em referência ao fato de que os norte-americanos produzirem etanol a partir de milho.

A pandemia de coronavírus reduziu drasticamente o consumo de etanol nos EUA, assim como o de combustíveis fósseis, o que faz com que uma menor quantidade de milho seja destinada para a produção do biocombustível.

Durante uma webinar promovida pela consultoria Datagro, Mendes ponderou não saber até que ponto a maior oferta de milho nos EUA poderá prejudicar o Brasil, acrescentando que os preços do produto podem ser pressionados.

"Mas eu diria que dá pra gente ficar... levantar as mãos e dizer que está tudo bem", comentou.

Já a exportação de soja do Brasil em 2020 foi estimada em 73 milhões de toneladas pela Anec, versus 73-74 milhões na previsão de março.

A oleaginosa tem sido beneficiada pela grande demanda da China, enquanto a exportação de milho do Brasil tende a ocorrer com mais frequência no segundo semestre.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chicago e colheita pesam na B3, que fecha 3ªfeira com milho em baixa
Clima ajuda avanço da colheita do milho no Paraná, indica Deral
Em Campos de Júlio (MT) produtor relata margem negativa em torno de 5% a 8% para o milho safrinha
Colheita do milho entra na reta final no Paraguai com expectativa de produção menor do que a esperada
Com estiagem prolongada, incêndio atinge áreas rurais do município de São Gabriel do Oeste/MS
Colheita do milho está 29 pontos percentuais adiantada com relação à safra passada, diz Conab