Safra verão de milho do RS deve totalizar 28,72 mi de t, estima Emater

Publicado em 04/03/2020 13:53

A safra de grãos verão 2019/20 do Rio Grande do Sul deverá ser a menor desde 2016, com o total de 28,72 milhões de toneladas de grãos, segundo a Emater-RS/Ascar. Se a projeção se confirmar, a colheita será 13,8% menor que o previsto inicialmente pela entidade, em agosto do ano passado, e interromperá três ciclos consecutivos de crescimento da produção de grãos no Estado.

Para a safra 2019/20, a Emater estima que o Estado deverá colher 16,54 milhões de toneladas de soja, 4,69 milhões de toneladas de milho em grão, 9,9 milhões de toneladas de milho silagem, 7,40 milhões de toneladas de arroz e 91.938 toneladas de feijão. A previsão é de que a produção total represente R$ 32,72 bilhões para a economia do Estado. O volume, considera a entidade, poderia ser R$ 4,28 bilhões maior caso não fossem registradas perdas nas lavouras de soja e milho.

Os dados foram levantados na segunda quinzena de fevereiro. As estimativas para a safra de verão do Estado foram divulgados nesta manhã durante a Expodireto Cotrijal, que ocorre em Não-me-Toque.

Segundo a Emater, a revisão para baixo na estimativa de safra decorre das adversidades climáticas que prejudicaram as lavouras gaúchas como a seca registrada desde dezembro do ano passado. "Mesmo assim, apesar dos números, essa é considerada a quinta melhor safra do Estado, em virtude do incremento acentuado no rendimento de produção dos últimos anos", disse o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri.

A entidade informou também que as estimativas podem ser atualizadas a qualquer momento, em virtude do baixo porcentual de área colhida de algumas culturas e de ocorrências meteorológicas que possam interferir de forma expressiva nas projeções.

Tags:

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chicago e colheita pesam na B3, que fecha 3ªfeira com milho em baixa
Clima ajuda avanço da colheita do milho no Paraná, indica Deral
Em Campos de Júlio (MT) produtor relata margem negativa em torno de 5% a 8% para o milho safrinha
Colheita do milho entra na reta final no Paraguai com expectativa de produção menor do que a esperada
Com estiagem prolongada, incêndio atinge áreas rurais do município de São Gabriel do Oeste/MS
Colheita do milho está 29 pontos percentuais adiantada com relação à safra passada, diz Conab