Bolsa espera a realização de seis leilões de milho da Conab este ano

Publicado em 25/10/2019 16:09

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ofertou esta semana por meio de leilão de venda, 50 mil toneladas de milho em grão a granel. Deste total, mais de 28,7 mil toneladas foram arrematadas por corretoras associadas à Bolsa Brasileira de Mercadorias, ou seja, 57% da oferta. Houve um aumento de 6%, em media, entre o valor de abertura e o de fechamento. No total, a Conab deverá ofertar nos meses de outubro e novembro em torno de 300 mil toneladas de milho, divididas em seis leilões semanais. O produto está depositado em armazéns no estado de Mato Grosso.

Os leilões são destinados, especialmente, para criadores dos segmentos de avicultura, suinocultura, bovinocultura, ovinocultura, caprinocultura e piscicultura, além de cooperativas de criadores de aves, suínos, bovinos, ovinos, caprinos e peixes e indústrias. De acordo com a própria Conab, um dos motivos é evitar que a perspectiva de alta nas exportações de milho afete o atendimento da demanda interna, sobretudo no período de entressafra.

Conforme uma análise técnica realizada pela Companhia, o pequeno e médio produtor não possuem margem para negociação diante da baixa oferta, nem mecanismos para a compra antecipada do insumo, lançando mão da aquisição no mercado disponível, muitas vezes com custos elevados. Com as operações de leilão, abre-se a possibilidade para que esses criadores formem os estoques necessários, já que o Programa de Vendas em Balcão (ProVB), que oferta o milho removido por frete a unidades da Conab no país, tem quantidade de venda limitada por produtor.

Os participantes dos leilões devem estar cadastrados no SICAN – Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e Demais Agentes , e na Bolsa por meio da qual pretendam realizar a operação e que estejam em situação regular no SIRCOI – Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab.

O segundo leilão de milho da Conab está marcado para o dia 31 deste mês, às 9h. Confira o edital.  As negociações ocorrem por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização da Conab (SEC). Em paralelo, a Companhia também está realizando leilões de Pep e Pepro para laranja, em apoio aos citricultores gaúchos.

 

Tags:

Fonte: Bolsa Brasileira de Mercadorias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chicago e colheita pesam na B3, que fecha 3ªfeira com milho em baixa
Clima ajuda avanço da colheita do milho no Paraná, indica Deral
Em Campos de Júlio (MT) produtor relata margem negativa em torno de 5% a 8% para o milho safrinha
Colheita do milho entra na reta final no Paraguai com expectativa de produção menor do que a esperada
Com estiagem prolongada, incêndio atinge áreas rurais do município de São Gabriel do Oeste/MS
Colheita do milho está 29 pontos percentuais adiantada com relação à safra passada, diz Conab