Imea aponta leve aumento no custo operacional do milho em Mato Grosso

Publicado em 22/10/2019 08:40

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando que o custo de produção do milho de alta tecnologia para a safra 2019/20 exibiu variação positiva de 0,06%, com relação ao mês de setembro, ficando em R$ 2.701,11/ha, com destaque para os defensivos agrícolas inseridos nos custos variáveis, que aumentaram 0,44% na análise mensal.

A publicação aponta ainda que, “os custos com o arrendamento de terra alcançaram o maior acréscimo no comparativo com agosto, de 0,98%. As variações foram balizadas na valorização do dólar (média de 2,5%), aliado ao avanço das cotações da soja, que influíram nos custos com arrendamento, refletindo assim em todas as outras culturas”.

O Instituto destaca ainda que o Mato Grosso foi responsável por 52,42% do total de milho brasileiro embarcado no acumulado do ano, de janeiro até setembro, que já é de 28,91 milhões de toneladas, uma alta de 130,34% com relação ao mesmo período de 2018.

“Mato Grosso escoou 15,16 milhões de toneladas, volume bem acima do observado em 2018 (9,82 milhões de toneladas). Tal ampliação se deve, principalmente, à produção do grão em maior escala, seguida da demanda externa mais aquecida”.

Confira o relatório completo no site do Imea.

Tags:

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chicago e colheita pesam na B3, que fecha 3ªfeira com milho em baixa
Clima ajuda avanço da colheita do milho no Paraná, indica Deral
Em Campos de Júlio (MT) produtor relata margem negativa em torno de 5% a 8% para o milho safrinha
Colheita do milho entra na reta final no Paraguai com expectativa de produção menor do que a esperada
Com estiagem prolongada, incêndio atinge áreas rurais do município de São Gabriel do Oeste/MS
Colheita do milho está 29 pontos percentuais adiantada com relação à safra passada, diz Conab