Estoque público de milho vai a 1,19 mi t após exercício de opções de venda, diz Conab

Publicado em 04/12/2017 13:31

SÃO PAULO (Reuters) - Os estoques públicos de milho do Brasil aumentaram em 859,6 mil toneladas, para 1,19 milhão de toneladas, em razão do exercício de quase 32 mil contratos de opção de venda lançados no primeiro semestre para produtores de Mato Grosso, informou nesta segunda-feira a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Apesar do crescimento, o total de milho estocado pelo governo é pequeno perto do consumo nacional, estimado em quase 5 milhões de toneladas por mês, em média.

Os contratos são um dos mecanismos utilizados pela estatal para dar sustentação aos preços da commodity, que em 2017 caíram abaixo do mínimo no Centro-Oeste por causa de uma safra recorde, de mais de 97 milhões de toneladas.

O apoio foi todo destinado a Mato Grosso, o maior produtor nacional de milho.

As opções davam aos produtores a possibilidade de vender milho ao governo federal, em 15 de setembro, ao preço de 17,87 reais por saca de 60 kg.

Foram realizados cinco leilões de contratos de opção em maio e junho deste ano, nos quais o governo sinalizou com a compra de 999 mil toneladas de milho, com recursos da ordem de 298 milhões de reais.

Em setembro, data do exercício, os adquirentes optaram por vender um total de 859.572 toneladas para a Conab, aquém das 930 mil a 940 mil toneladas que chegaram a ser informadas à Reuters por uma autoridade do Ministério da Agricultura em outubro.

OUTRAS AÇÕES

Além dos contratos de opção, o governo também realizou em 2017 a maior subvenção ao milho em quatro anos via operações de Prêmio para o Escoamento (PEP), voltado para a indústria, e Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro).

Desde abril, foram realizados 17 leilões de PEP e 17 de Pepro. O total ofertado para o PEP foi para 3,95 milhões de toneladas, com negócios efetivos de 1,93 milhão de toneladas.

Já para o Pepro, a quantidade total ofertada foi para 9,92 milhões, com apoio negociado para 7,2 milhões de toneladas.

(Por José Roberto Gomes)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

B3 encerra semana acumulando ganho de 3,2% para o milho e alavancando vendas no Brasil
Brasil já colheu 82,56% da 2ª safra de milho, produtividades caem, diz Pátria AgroNegócios
Alta nos preços do milho nas últimas semanas ajudaram produtor a avançar com a comercialização
Colheita em Querência (MT) já terminou e quebra na produtividade é estimada em 10%, segundo produtor
Sexta-feira começa negativa para os preços futuros do milho
Radar Investimentos: Produção de milho de segunda safra em 12,964 milhões de toneladas no Paraná