Semente de milho desenvolvida em SC é exportada para Angola
Em breve, a Angola estará produzindo três variedades de milho desenvolvidas pela Epagri: SCS154 Fortuna, SCS156 Colorado e SCS155 Catarina. É que a empresa vendeu 4,6 toneladas de sementes para a fazenda Kambonbo, que fica no país africano. O embarque deve acontecer nesta sexta-feira (1º), no Porto de Navegantes.
O interesse da fazenda angolana pelos milhos da Epagri se deu por suas características genéticas. A legislação do país proíbe o cultivo de milho híbrido. A sementes da Epagri são variedades de polinização aberta (VPA). Também chamadas de varietal ou variedades melhoradas, essas sementes são resultado de cruzamentos de diversos tipos de cultivares, que podem ser materiais crioulos, variedades melhoradas ou híbridos. O importante é que tenham as características desejadas para a nova planta.
Uma das características que diferencia o milho varietal é sua maior plasticidade, ou seja, tem mais variabilidade genética. Ele pode sofrer com oscilações climáticas, doenças e pragas, mas apresenta mais estabilidade que o híbrido, evitando perdas maiores de safra. No caso dos híbridos, como as plantas são geneticamente muito parecidas, terão reações similares a situações de estresse, gerando perdas maiores.
Leia a notícia na íntegra no site Floripa News.