Milho mais caro e queda no poder de compra do pecuarista
Segundo levantamento da Scot Consultoria, na região de Campinas-SP, a referência para o milho grão está em R$31,00 por saca de 60 quilos, sem o frete, para a entrega imediata.
Nos últimos trinta dias os preços subiram 6,9%. Os embarques em ritmo aquecido e a expectativa de redução da área de plantio para a primeira safra (2017/2018) dão sustentação às cotações.
De janeiro a outubro o Brasil embarcou 21,7 milhões de toneladas, um aumento de 9,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Considerando a praça de São Paulo, atualmente é possível comprar 4,50 sacas (60kg) de milho com o valor de uma arroba de boi gordo.
Houve queda no poder de compra do pecuarista, que caiu 1,3% em novembro, em relação a outubro último. Entretanto, na comparação anual, a relação de troca está 12,7% melhor este ano.
Para o curto e médio prazos a expectativa é de preços firmes para o milho. Não estão descartados aumentos até o início da colheita da safra de verão, porém, os estoques maiores deverão limitar as valorizações no mercado interno.