Produtor troca milho 1° safra por soja, aponta Climatempo

Publicado em 27/09/2017 16:00

O avanço de uma frente fria pela Região Sul do Brasil nesta quarta-feira (27), deixará o Rio Grande do Sul com tempo bastante fechado e com chuva a qualquer hora do dia, principalmente na metade sul do estado, onde produtores de arroz estão tendo muita dificuldade em plantar suas áreas. Entretanto, ainda é cedo para falar em perdas, até porque, o forte do plantio ocorre em outubro. A tendência é que consigam semear partes de suas lavouras dentro da 1ª quinzena de outubro, mas a trégua das chuvas só ocorrerá na 2ª quinzena de outubro.

Ao longo destes próximos dias, com o avanço deste sistema sobre o interior do Brasil, áreas de instabilidade estarão ganhando força e com isso, há previsões de pancadas de chuvas em diversos municípios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias. Assim, o plantio da soja já começa a ser realizado em diversas propriedades do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

O grande problema continua sendo para a cultura do milho 1ª safra, que devido ao tempo extremamente seco de setembro, quase todos os produtores não conseguiram semear seus campos, principalmente os produtores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Muitos produtores já sinalizam que não irão dar continuidade no plantio, sendo que essas áreas irão se tornar lavouras de soja, ainda mais por conta dos preços baixos no milho e, principalmente pela janela apertada que se ocasionou para o término do plantio.

Ao longo da semana, o tempo instável deverá se manter em grande parte da região centro-sul do Brasil. No final da semana, uma frente fria ganha força e consegue avançar pelo interior do país. A expectativa é de chuva generalizada e até mesmo em bons volumes. Os níveis de umidade do solo irão subir e garantir melhores condições ao plantio e germinação das lavouras de soja.

Tags:

Fonte: Climatempo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

B3 encerra semana acumulando ganho de 3,2% para o milho e alavancando vendas no Brasil
Brasil já colheu 82,56% da 2ª safra de milho, produtividades caem, diz Pátria AgroNegócios
Alta nos preços do milho nas últimas semanas ajudaram produtor a avançar com a comercialização
Colheita em Querência (MT) já terminou e quebra na produtividade é estimada em 10%, segundo produtor
Sexta-feira começa negativa para os preços futuros do milho
Radar Investimentos: Produção de milho de segunda safra em 12,964 milhões de toneladas no Paraná