Governo diz que números de desmatamento são desafio e promete força contra crimes ambientais
Por Maria Carolina Marcello
BRASÍLIA (Reuters) - Os ministérios da Justiça e do Meio Ambiente anunciaram nesta quinta-feira que preparam ações integradas, com participação de inteligência policial, para coibir o desmatamento no país, após dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontaram um salto de 22% na destruição de área florestal em um ano.
Em entrevista coletiva, o ministro da Justiça, Anderson Torres, prometeu uso de "toda a força" para coibir crimes ambientais e permitir que o país cumpra metas assumidas recentemente na cúpula do clima COP26 de zerar o desmatamento ilegal.
Na mesma linha, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, afirmou que o governo precisará ser "mais contundente" para combater o desmatamento, após reconhecer que os números ainda são um "desafio".
O desmatamento da Amazônia atingiu a marca de 13.235 quilômetros quadrados entre 1 de agosto de 2020 a 31 julho de 2021, alta de 21,97% na comparação com o ano passado, segundo dados do Inpe.
Os números foram apurados pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) e divulgados em documento no site do governo federal.