Plano de produção florestal é aprovado, prevê aumento de 20% em área até 2030

Publicado em 05/06/2019 18:37

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério da Agricultura anunciou nesta quarta-feira a aprovação do Plano Nacional de Florestas Plantadas, que visa aumentar a área de produção de florestal do Brasil em 20% até 2030, em número que equivaleria a dois milhões de hectares.

De acordo com a pasta, o plano foi desenvolvido com o objetivo de dar segurança jurídica para o investimento na agricultura de origem florestal, que envolve, por exemplo, as indústrias de papel e celulose, siderurgia e madeira.

"O governo tem interesse em que se plante florestas e quer criar condições de segurança jurídica para que, quem quiser plantar ou aumentar seu plantio, faça da melhor forma possível", disse em nota o coordenador-geral de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar, João Fagundes Salomão, destacando o setor como uma associação entre agricultura e proteção ambiental.

O ministério aponta que, em 2016, a produção florestal gerou um valor bruto de 18,5 bilhões de reais, sendo a maior parte proveniente da silvicultura, e no ano seguinte representou 10 por cento das exportações agrícolas.

A aprovação da medida vem um dia após reportagem da Reuters apontar que, nos cinco primeiros meses do governo Jair Bolsonaro, o desmatamento acelerou, atingindo sua maior velocidade em mais de uma década, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

(Por Gabriel Araujo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COP29: organizações sociais apontam falhas em regras de financiamento
Tocantins oferecerá R$2,5 bilhões em créditos de carbono
Anfitrião da COP29, Azerbaijão ataca Ocidente por críticas a seu setor de petróleo e gás
Materiais de energia limpa podem ser problema futuro, diz pesquisadora
Desmatamento na Amazônia cai 30,6% em um ano
Medida provisória destina R$ 938 milhões para ações de combate à seca e a incêndios florestais
undefined