Pequeno produtor do Nordeste mecaniza plantio por meio do programa Prospera

Publicado em 23/08/2024 08:24

Desde o seu lançamento, em 2016, o programa Prospera tem transformado a agricultura na região Nordeste do Brasil. Voltado para pequenos produtores de milho, a iniciativa oferece acesso às melhores tecnologias e práticas para a produção, com o intuito de fortalecer a cadeia produtiva local e promover o desenvolvimento socioeconômico da região. Com apoio da Massey Ferguson, o programa já capacitou mais de 15 mil agricultores familiares e alcançou mais de 41 mil pessoas. A marca participa do projeto com a oferta de máquinas e implementos agrícolas e capacitação para o produtor alcançar novos patamares de produtividade e ter mais rentabilidade no campo.

"Nosso objetivo é ver um aumento significativo na produção e na renda dos agricultores, que, com o apoio das nossas máquinas e do conhecimento adquirido, poderão cultivar mais, de maneira sustentável e eficiente. Estamos orgulhosos de fazer parte de um programa que gera um impacto tão positivo na vida de tantos produtores”, destaca Marcelo do Carmo, coordenador comercial da Massey Ferguson.

Willam de Lima Domingos, produtor de milho em São Bento do Una (PE), iniciou sua parceria com o projeto em 2024. O produtor dedicou oito hectares de sua propriedade ao plantio utilizando técnicas e conhecimentos adquiridos por meio das capacitações oferecidas. "Antes do Prospera, nosso plantio era feito sem o uso de tecnologia, o que limitava nosso potencial produtivo. Hoje, graças ao programa, tivemos diversos benefícios em termos de tecnologia e aumento na produção”, afirma.

Outro produtor que viu sua realidade se transformar foi Gustavo Rodrigues, de Batalha (AL). "Sempre gostei de investir na lavoura, procurando as melhores práticas de manejo em busca de bons resultados. Com o Prospera, conseguimos potencializar ainda mais esses esforços", comenta.

Este ano, Gustavo realizou o plantio de milho com o trator MF 4292 em uma área de 160 hectares, um aumento significativo em relação aos 47 hectares cultivados antes de integrar o programa. "Já estou me programando para o próximo ano, quando pretendo expandir para 300 hectares", afirma. O produtor também notou uma melhora visível na produção desde que adotou as práticas promovidas pelo Prospera. "Já percebemos uma melhora na produção, o que nos motiva a continuar investindo e expandindo", ressalta.

Obter uma safra produtiva é o objetivo de todo produtor. A plantabilidade está relacionada à distribuição uniforme das sementes, que devem ser depositadas no espaçamento e profundidade corretos. Para fazer esse plantio da maneira certa, o agricultor precisa mecanizar o seu plantio. O programa Prospera oferece por meio dos agrônomos especializados na cultura de milho assistência técnica virtual e presencial para adoção de um Sistema de Alto Rendimento Produtivo Sustentável para uma agricultura mecanizada e de precisão.

Desde sua origem, o Prospera ampliou suas operações para novos estados, como Ceará, Paraíba e Alagoas, e este ano chegou ao Rio Grande do Norte. Até 2030, o programa busca garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos, aumentar a produtividade agrícola, melhorar a renda dos pequenos produtores e fortalecer a resiliência às mudanças climáticas, sempre respeitando as práticas culturais locais.

O Prospera tem como mantenedores a Corteva Agriscience, Yara Brasil e apoio da Massey Ferguson, grandes empresas do mercado do agronegócio que, juntas, oferecem um ecossistema de novas tecnologias de produção para alto rendimento sustentável oferecendo aos produtores dos estados escopo do programa, um ecossistema produtivo, conectando produtores e comunidades rurais a cadeia de valor local promovendo aumento da produtividade e da renda, bem como o desenvolvimento socioeconômico local.

Fonte: Assessoria de Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pequeno produtor do Nordeste mecaniza plantio por meio do programa Prospera
Agricultura familiar deve aquecer e movimentar o mercado de máquinas
Drones em alta: importações do equipamento no Brasil sobem 24% no primeiro semestre de 2024
Fendt reforça compromisso com a sustentabilidade na produção de algodão no Brasil
PepsiCo Labs, hub de inovação global da PepsiCo, chega ao Brasil
Mapa abre consulta pública para licitação de caminhões com implementos agrícolas