Tabela Fipe de Preços de Máquinas Agrícolas chega para ser referência para o agronegócio

Publicado em 08/08/2022 16:24
Novo levantamento trará mensalmente o preço médio de venda de mais de 250 modelos de tratores e colheitadeiras usadas

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) passa a publicar a partir de agosto a Tabela Fipe de Preços de Máquinas Agrícolas. O levantamento é o primeiro do gênero no segmento com acesso público, abrangendo a maioria dos modelos de tratores e colheitadeiras usados à venda no país, e será atualizado mensalmente com base nos equipamentos ofertados em todo o território nacional. “Trata-se de uma antiga reivindicação do agronegócio, pois, até agora o mercado não dispunha de uma referência de preços. A Tabela Fipe de Preços de Máquinas Agrícolas cumpre esse papel”, diz o professor e economista Sérgio Crispim, que liderou o time da Fipe responsável pelo estudo.

Crispim e equipe trabalharam cerca de três anos afinando a metodologia de pesquisa das cotações, a composição de pesos e parâmetros, de maneira que a Tabela Fipe de Preços de Máquinas Agrícolas espelhe a realidade do mercado. Os preços médios em nível nacional refletem os efeitos de fatores como diferenças regionais, número de horas trabalhadas, opcionais e acessórios, estado de conservação, entre outros elementos.

Inicialmente, a Tabela conta com as cotações médias de mais de 250 modelos de máquinas agrícolas, que representam mais de 90% em valor do que é transacionado no segmento de usados. Dividida nos grupos “tratores” e “colheitadeiras”, a Tabela permite consulta online de acordo com marca, modelo e ano de fabricação do equipamento. Gradualmente serão incluídas máquinas de menor apelo comercial e também os modelos novos.

O professor Sérgio Crispim lembra que a maior parte da comercialização de máquinas agrícolas usadas acontece em sites especializados e nas concessionárias do segmento. Para esses players, bem como para as seguradoras e agentes financeiros, a nova Tabela deve ganhar a mesma importância e peso da conhecida e tradicional “Tabela Fipe” de veículos. “Estamos oferecendo uma ferramenta que vai contribuir para a organização do segmento, ajudando-o a se desenvolver e a crescer ainda mais”, prevê.

Fonte: Assessoria de Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após o melhor semestre dos últimos 10 anos, mercado brasileiro fecha 2024 com o maior crescimento entre os principais mercados globais e projeta um novo salto para 2025
Fendt marca presença no Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão e Digital e reforça compromisso com a inovação no campo
hsm+ atrai grande público no primeiro dia de evento com destaque para as novas tendências no mundo dos negócios
Massey Ferguson celebra os 100 anos da soja no Brasil com ação cultural na Fenasoja 2024
Em dia de campo, John Deere destaca projetos de capacitação e apresenta principais lançamentos
Setor de máquinas deve crescer 3,5% em 2025 após 3 anos de queda, diz Abimaq
undefined