Casa Branca monitora negociações portuárias dos EUA, considerando impactos na cadeia de suprimentos

Publicado em 25/09/2024 07:58 e atualizado em 25/09/2024 11:39

LOS ANGELES/WASHINGTON, 24 de setembro (Reuters) - Autoridades do governo do presidente Joe Biden estão monitorando as negociações trabalhistas, mas não estão tentando intermediar um acordo trabalhista para evitar uma greve em 1º de outubro nos portos do Leste e da Costa do Golfo dos EUA, que movimentam cerca de metade das importações marítimas do país, disseram autoridades do governo na terça-feira.

As negociações entre o sindicato International Longshoremen's Association e o grupo patronal United States Maritime Alliance (USMX) parecem estar em um impasse em relação aos salários , à medida que o término do contrato em 30 de setembro se aproxima.

Uma ameaça de greve por 45.000 trabalhadores representados pela ILA em três dezenas de portos afetados, incluindo Nova York e Nova Jersey, Houston e Savannah, Geórgia, causaria atrasos e custos em cascata nas cadeias de suprimentos dos EUA em um momento em que o aumento dos custos de necessidades como alimentação, moradia e assistência médica se tornou uma questão crucial na eleição presidencial de 5 de novembro.

"Estamos monitorando e avaliando potenciais maneiras de abordar impactos nas cadeias de suprimentos dos EUA relacionadas às operações em nossos portos, se necessário", disse a porta-voz da Casa Branca Robyn Patterson. "Continuamos a encorajar as partes a continuar negociando em direção a um acordo que beneficie todos os lados e evite qualquer interrupção", disse ela.

A USMX, que inclui a transportadora de contêineres e proprietária do terminal Maersk (MAERSKb.CO), abre uma nova aba, disse na segunda-feira que o Departamento do Trabalho, o Serviço Federal de Mediação e Conciliação e outras agências federais entraram em contato com o grupo de empregadores.

A secretária interina do Trabalho, Julie Su, e o Departamento do Trabalho estão em contato com as partes negociadoras há mais de um mês porque estabelecer linhas de comunicação é um procedimento operacional padrão, disse uma autoridade do governo.

Qualquer envolvimento nas negociações seria a convite do sindicato e dos empregadores.
O governo Biden disse que o presidente não pretende invocar uma lei federal conhecida como Lei Taft-Hartley para impedir uma greve nos portos da Costa Leste e do Golfo do México.

Atendendo ao convite de ambos os lados envolvidos nas negociações do porto da Costa Oeste do ano passado , Biden enviou Su para ajudar a fechar um acordo, o que resultou em um aumento salarial de 32% ao longo da vigência do novo contrato.


Reportagem de Lisa Baertlein em Los Angeles e David Shepardson em Washington; Edição de Alistair Bell e Stephen Coates

Fonte: Reuters

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