Inicia-se dragagem de trecho do canal de acesso ao Porto do Rio Grande (RS)

Publicado em 04/07/2024 07:52

A Portos RS começou, nesta quarta-feira (3/7), a dragagem urgente de recuperação do trecho mais crítico do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, em área externa aos Molhes da Barra. A obra está sendo executada pela draga Galileo Galilei, pertencente à frota da empresa Jan de Nul, a partir de um contrato continuado existente entre a Autoridade Portuária e a empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas.

De acordo com o diretor de infraestrutura, Lucas Meurer, serão investidos R$ 21,5 milhões para a retirada de 593 mil m3 de sedimentos. A previsão é de que o serviço seja concluído em até 20 dias. A quantidade a ser dragada foi apontada por uma batimetria durante o mês de maio, realizada após um incidente envolvendo uma embarcação.

As enchentes do mesmo período também contribuíram para o assoreamento da hidrovia e do canal de acesso ao Porto do Rio Grande. No entanto, a obra compreenderá apenas um trecho de aproximadamente três quilômetros. Uma dragagem mais ampla deverá ser realizada em breve para o restabelecimento das profundidades.

A Portos RS tem buscado, junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT), uma alternativa para a realização da obra. Em reunião recente, o órgão federal se comprometeu a realizar o desenvolvimento do projeto e encaminhá-lo ao Ministério de Portos e Aeroportos após o recebimento dos dados de batimetria, do volume a ser dragado e dos custos da dragagem.

Fonte: Governo do RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inicia-se dragagem de trecho do canal de acesso ao Porto do Rio Grande (RS)
4% a mais: exportações dos portos do Paraná batem 16,8 milhões de toneladas em 2024
BNDES aprova R$160 mi para financiar empresa de transporte hidroviário de grãos
Preço médio do frete por quilômetro rodado registra leve alta em maio ante abril, mas mantém tendência de estabilidade, aponta Edenred Repom
Boletim Logístico: Avanço da colheita de milho e da comercialização da soja influenciam em preços de fretes