Rumo diz que enchentes no RS afetam circulação de trens; há 63 bloqueios, diz Antt
SÃO PAULO (Reuters) - A operadora de logística ferroviária Rumo informou nesta segunda-feira que as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana afetaram as operações da empresa no Estado, enquanto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt) revelou que há 63 bloqueios de ferrovias gaúchas.
"A circulação de trens neste momento está parcialmente interrompida na região, e os danos aos ativos ainda estão sendo devidamente mensurados", afirmou a Rumo.
Segundo a Antt, os bloqueios se devem às fortes chuvas, que causaram alagamentos, deslizamentos, erosões e quedas de barreiras. Os problemas no transporte ferroviário se somam a outros que atingem a infraestrutura do Estado, devido às tempestades da semana passada.
Conforme a agência, os trechos interrompidos são os seguintes: Triângulo x Cruz Alta; Roca Sales x Lages; Roca Sales x Passo Fundo; Triângulo x Rio Pardo; Triângulo x Cacequi; General Luz x Roca Sales; Rio Pardo x General Luz; General Luz x Pátio Industrial; e Cacequi x Uruguaiana.
"A Antt ressalta que está acompanhando a situação da região em conjunto com a Rumo Malha Sul, concessionária responsável pela concessão das ferrovias no Estado", afirmou a agência, acrescentando que "está realizando o monitoramento climático para avaliar a viabilidade de operações nos trechos, garantindo a segurança".
A Antt disse também que, devido aos bloqueios nas rodovias, o acesso das equipes de manutenção e reparos aos locais de bloqueio nas ferrovias "fica impedido".
A Rumo acrescentou ainda que, com base em uma avaliação inicial, "não se espera desvios materiais dos resultados estimados para o ano de 2024".
Em nota ao mercado mais cedo, a Rumo não detalhou quais vias estão interrompidas.
(Por Roberto Samora)