Porto de Santos não será privatizado, mas pode ter PPPs, diz ministro

Publicado em 18/09/2023 15:08 e atualizado em 18/09/2023 16:19

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nesta segunda-feira que o porto de Santos não será privatizado, mas ponderou que há espaço para parcerias com o setor privado.

"Nós não vamos privatizar o porto de Santos, como também nós vamos ampliar o diálogo com todo o setor produtivo de São Paulo", disse o ministro em entrevista à CNN Brasil.

"Mesmo o porto público tem muita PPP que pode ser feita dentro do porto. É nesse sentido que a gente quer trabalhar. O porto não precisa ser privatizado para a gente poder ter privatizações", acrescentou, garantindo que envolverá lideranças políticas -- incluindo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, correligionário do ministro -- em toda a negociação envolvendo investimentos da pasta no Estado.

Na semana passada, Costa Filho afirmou que o porto conta com quase 3 bilhões de reais em caixa e que vai liderar a maior obra do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a construção do túnel Santos-Guarujá.

Lançado em agosto pelo governo federal com previsão de 1,7 trilhão de reais de investimentos, o Novo PAC terá o investimento privado como carro-chefe.

GOVERNABILIDADE

Costa Filho assumiu o Ministério dos Portos e Aeroportos na semana passada em meio a um rearranjo ministerial promovido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para acomodar aliados e ampliar sua base de sustentação no Congresso.

Ainda que seu partido, assim como o PP, também contemplado pela minirreforma ministerial, não tenha formalmente embarcado na base do governo, Costa Filho garante que a legenda não só já entregou votos favoráveis ao governo em um patamar acima de 80% da bancada, como continuará aprovando matérias de interesse do Executivo.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rota dos Sertões: ANTT aprova audiência pública para tratar da concessão de trecho estratégico da BR-116 e da BR-324
Armazenagem: Soluções para problema crônico no BR é tema de Seminário Modelo Harvard para produtores brasileiros
Preço do frete por quilômetro cai pela primeira vez desde maio e fecha outubro em R$ 6,40, aponta Edenred Repom
Taxa de juros Selic: especialistas comentam expectativa para decisão do Copom
Fechamento dos portos da costa oeste do Canadá entra no segundo dia
VLI planeja investir R$10,5 bi no Corredor Sudeste e indica alta de 80% no volume em 30 anos
undefined