Paranaguá prevê avanço de 40% na exportação de commodities agrícolas no 1º tri

Publicado em 09/01/2023 16:47

SÃO PAULO (Reuters) – Os operadores dos terminais do Porto de Paranaguá esperam exportar 40% mais granéis sólidos vegetais no primeiro trimestre de 2023, ante igual período do ano passado, com embarques de produtos como soja, farelo de soja, milho, trigo e açúcar somando cerca de 7 milhões de toneladas, conforme comunicado da administradora portuária nesta segunda-feira.

Somente de soja em grão, a expectativa é que sejam embarcados quase 3,4 milhões de toneladas por Paranaguá no trimestre, contra 3,3 milhões um ano antes, devido a um esperado aumento na colheita da safra 2022/23, disse a Portos do Paraná.

Para as demais commodities, são esperadas para o trimestre vendas externas de 1,68 milhão de toneladas de milho; 1,208 milhão de toneladas de farelo de soja; 670 mil de açúcar; e 46.500 toneladas de trigo.

Em 2022, de janeiro a março, foram exportadas 514.120 toneladas de milho; 1,34 milhão de toneladas de farelo de soja; 424.238 toneladas de açúcar; e 32.895 toneladas de trigo.

Segundo a administradora, as projeções consideram dados de 12 empresas privadas e dos silos públicos (vertical e horizontais).

Os granéis sólidos vegetais são embarcados a leste e oeste do cais do Porto de Paranaguá, pelos terminais AGTL, Cargill, Centro Sul, Cimbessul, Coamo (I e II), Cotriguaçu, Interalli, Louis Dreyfus, Rocha, Pasa, Bunge, Cavalca e silos públicos (operado pela AOCEP).

(Reportagem de Nayara Figueiredo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rota dos Sertões: ANTT aprova audiência pública para tratar da concessão de trecho estratégico da BR-116 e da BR-324
Armazenagem: Soluções para problema crônico no BR é tema de Seminário Modelo Harvard para produtores brasileiros
Preço do frete por quilômetro cai pela primeira vez desde maio e fecha outubro em R$ 6,40, aponta Edenred Repom
Taxa de juros Selic: especialistas comentam expectativa para decisão do Copom
Fechamento dos portos da costa oeste do Canadá entra no segundo dia
VLI planeja investir R$10,5 bi no Corredor Sudeste e indica alta de 80% no volume em 30 anos
undefined