Aprosoja Pará faz estradeiro pela Transamazônica

Publicado em 09/07/2021 17:28

Uma comitiva da Associação dos Produtores de Soja do Pará (Aprosoja Pará) realizaram, entre os dias 30 de junho e 2 de julho, um estradeiro pela BR 230, também conhecida como rodovia Transamazônica, para visitar regiões produtoras de soja.

O circuito visitou oito municípios paraenses (Goianésia, Tucuruí, Novo Repartimento, Senador José Pórfiro, Altamira, Brasil Novo e Medicilândia), num total percorrido de 2.400 Km de rodovias, sendo 650 de estradas de chão.

De acordo com o presidente da entidade, Vanderlei Ataídes, a rota da soja no estado foi criada para conhecer e divulgar as áreas onde já se planta soja no estado, trocar informações com produtores e divulgar o potencial do Pará, tanto dentro quanto para fora do estado.

“O estradeiro que também serviu para mostrar às nossas autoridades os nossos gargalos e as nossas vantagens competitivas, tanto o que é bom quanto o que é difícil para a vida do produtor e das populações”, disse Vanderlei.

O roteiro começou em Paragominas, principal polo produtor da oleaginosa no estado, e passou por cidades que já produzem o grão, como Tailândia e Goianésia. Durante o percurso, o grupo atravessou a hidrelétrica de Tucuruí e detectou a necessidade de asfaltamento e construção de pontes para o transporte de pessoas e mercadorias.

A próxima rota será pela BR 163, entre Santarém e a divisa com Mato Grosso, no Sul do estado. Também está prevista uma visita pela BR 158 até outro ponto da divisa com Mato Grosso e Tocantins.

“Queremos mostrar que a produção de soja em nosso estado é sustentável, que respeita as leis, o Código Florestal, e, assim, atrair novos investimentos para o Pará e oportunidades para populações desassistidas”, salienta Vanderlei Ataídes.

Fonte: Aprosoja PA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Porto de Santos atinge a maior marca entre os meses de outubro e projeta maior marca anual de sua história em 2024
Rota dos Sertões: ANTT aprova audiência pública para tratar da concessão de trecho estratégico da BR-116 e da BR-324
Armazenagem: Soluções para problema crônico no BR é tema de Seminário Modelo Harvard para produtores brasileiros
Preço do frete por quilômetro cai pela primeira vez desde maio e fecha outubro em R$ 6,40, aponta Edenred Repom
Taxa de juros Selic: especialistas comentam expectativa para decisão do Copom
Fechamento dos portos da costa oeste do Canadá entra no segundo dia
undefined