CNT divulga anuário do Transporte e confirma estagnação da malha rodoviária no Brasil

Publicado em 13/08/2018 18:12
A malha pavimentada cresceu apenas 0,5% entre 2009 e 2017, de acordo com o Anuário . O documento mostra que a malha ficou estagnada nos últimos nove anos, já que a extensão de rodovias pavimentadas cresceu apenas 962 km em relação aos 212.491 km de 2009

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgou, nesta segunda-feira (13/8), a terceira edição do Anuário CNT do Transporte 2018 – Estatísticas Consolidadas.
 
O trabalho reúne os dados disponíveis no Brasil a partir de informações e pesquisas da CNT e de outras fontes, sobre os modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e aeroviário, tanto na área de cargas quanto na de passageiros. 

Embora o sistema rodoviário seja o principal modal de transporte do País, a malha pavimentada cresceu apenas 0,5% entre 2009 e 2017, de acordo com o Anuário . O documento mostra que a malha ficou estagnada nos últimos nove anos, já que a extensão de rodovias pavimentadas cresceu apenas 962 km em relação aos 212.491 km de 2009. O levantamento da CNT mostra que o Brasil possuía um total de 1,720 milhão de quilômetros de estrada no ano passado, dos quais apenas 12,4% são pavimentados, ou seja, somente 213.453 km. O restante da malha se divide em estradas não pavimentadas (78,5%) ou planejadas (9,1%).

As estatísticas organizadas em uma única publicação proporcionam agilidade e eficiência nas consultas sobre a evolução e o desempenho do setor de transporte no país. São mais de 500 arquivos e de 800 tabelas. O trabalho permite avaliar questões como a expansão das malhas de transporte e das frotas; a evolução das movimentações portuária e aeroportuária; a produção das indústrias ferroviária e automobilística; entre outros aspectos acerca dos diferentes modais.

A análise das séries históricas possibilita constatar, por exemplo, que a qualidade e o crescimento da malha rodoviária não acompanham a demanda por infraestrutura do país. Outro exemplo é o crescimento do transporte de cargas por ferrovias, que vem crescendo ano a ano apesar dos baixos investimentos públicos no setor. 

Leia os detalhes do documento, clique aqui
 

Fonte: Comunicação CNT

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