Impasse com tabela de frete paralisa transporte de fertilizantes no PR

Publicado em 20/06/2018 18:18 e atualizado em 20/06/2018 20:24

A greve dos caminhoneiros e a disputa em torno da implantação ou não da tabela mínima de valores para o frete continua dificultando as atividades do campo. O problema agora são os insumos agrícolas parados no porto de Paranaguá. De acordo com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), 75% do fertilizantes que foram importados para a safra 2018/19 está parada no principal porto de entrada do país.

Segundo o sindicato, 18 navios aguardam na fila em Paranaguá à espera de desembarque de fertilizantes. Todos parados devido à falta de definição em relação ao valor do frete para que os caminhões transportem o produto ao interior.

Cada navio parado tem um custo para Cada navio parado tem um custo para o importador (demurrage) de US$ 15 mil por dia. Isto é, no total estão sendo gastos US$ 270 mil por dia no porto. "Isso deve ser repassado aos produtores e consumidores, com aumento nos custos de produção e dos alimentos", diz o sindicato.

Leia a reportagem completa no site do Valor 

 

Fonte: Valor

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Porto de Santos atinge a maior marca entre os meses de outubro e projeta maior marca anual de sua história em 2024
Rota dos Sertões: ANTT aprova audiência pública para tratar da concessão de trecho estratégico da BR-116 e da BR-324
Armazenagem: Soluções para problema crônico no BR é tema de Seminário Modelo Harvard para produtores brasileiros
Preço do frete por quilômetro cai pela primeira vez desde maio e fecha outubro em R$ 6,40, aponta Edenred Repom
Taxa de juros Selic: especialistas comentam expectativa para decisão do Copom
Fechamento dos portos da costa oeste do Canadá entra no segundo dia
undefined