PR: Crise de abastecimento e leite jogado fora: o impacto da greve dos caminhoneiros
A greve nacional dos caminhoneiros, que, nesta quarta-feira (23) entrou no terceiro dia, pode levar a uma crise de abastecimento de comida no Paraná. Com os motoristas de braços cruzados e estradas bloqueadas em mais de 100 pontos de manifestação no estado, é praticamente impossível trazer e levar alimentos às centrais de distribuição.
Na Ceasa de Curitiba, o movimento vinha caindo desde segunda-feira (21), segundo o técnico e orientador de mercado, Evandro Pilatti, mas ainda havia produtos disponíveis de entregas anteriores. Nesta quarta-feira, porém, os estoques foram acabando e a atividade despencou.
“Hoje, caiu praticamente 70%. Só os produtores que vêm mais de perto, com hortaliças e folhosas, estão conseguindo, mas o pessoal do litoral, do Norte do Paraná, de São Paulo, Espírito Santo... nesses casos, não tem como sair ou chegar. Amanhã, teremos 80% das atividades paradas”, afiram Pilatti. “Muitos produtos estão com os estoques zerados e alguns que estão aqui há quatro dias estocados já perderam a qualidade, estão sem condições de comercializar. O mamão, por exemplo, amanhã já não serve mais. Para tomate, limão e batata que vêm de fora, amanhã o estoque estará zerado.”
Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo