Porto de SC quer quadruplicar capacidade para enfrentar novos vizinhos chineses

Publicado em 10/11/2017 12:16

O desembarque recente dos chineses no setor portuário brasileiro – em setembro o grupo China Merchants Port comprou 90% do Terminal de Contêineres de Paranaguá por R$ 2,9 bilhões – não assusta à primeira vista os investidores do Porto Itapoá, principal concorrente na região Sul para exportação de contêineres reefers (frigorificados). Dois itens do agronegócio de grande volume e receita, frango e madeira, são especialidade dos portos vizinhos.

O porto catarinense também tem sócios pesos-pesados – entre eles a operadora global Hamburg-Süd e o grupo Batistella – que, no momento, injetam R$ 350 milhões para ampliar a capacidade do terminal e veem a chegada dos chineses como uma confirmação do potencial do negócio de contêineres no Brasil.

“Enquanto o PIB mundial cresce a taxa de 2% ao ano, o crescimento do setor de contêineres é o dobro disso. Não consideramos os chineses novos concorrentes, porque o TCP é um player que já participa do mercado. A chegada de competidores de fora mostra que o Brasil tem um grande potencial e muito a desenvolver nesse setor”, avalia Cássio José Schreiner, diretor-presidente do Porto Itapoá.

Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo.

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Porto de Santos: Agronegócio eleva movimentação de cargas, superando recordes mensal e semestral
IPTC apresenta calculadora para nova atualização do piso mínimo de frete
Rotas de integração sul-americana começam a ser inauguradas em 2025
ANTT atualiza tabelas dos pisos mínimos de frete
Portos do Paraná registram novo recorde histórico de movimentação mensal
Embarque e desembarque de passageiros é retomado no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS)