Ferrogrão não deve ficar pronta antes de 2025, estima especialista
Os agricultores do norte de Mato Grosso devem contar com uma ferrovia para levar grãos até Miritituba (PA) só em 2025. Isso pressupondo o cumprimento da previsão do governo, de leiloar no segundo semestre a concessão da Ferrogrão. É a avaliação de Edeon Vaz, do Movimento Pró-Logística, ligado ao setor agropecuário mato-grossense.
“Na melhor das hipóteses, deve ter dois anos de licenciamento e projetos para iniciar a obra só em 2020. Depois, a previsão é de cinco anos para ficar pronta fazendo uma média de 200 quilômetros por ano. Acredito que 2025 é um bom prazo”, avalia Vaz.
O projeto da Ferrogrão prevê a construção de uma estrada de ferro de 1.142 quilômetros entre Lucas do Rio Verde (MT) e Miritituba (PA), onde vem sendo construída há alguns anos uma forte infraestrutura de transporte hidroviário. Nas contas do governo federal, o investimento previsto é de R$ 12,6 bilhões em uma concessão válida por 65 anos.
O governo estima ainda que a Ferrogrão pode chegar a 2050 transportando um volume superior a 42 milhões de toneladas. A ferrovia seria uma alternativa para o escoamento da produção de grãos do norte de Mato Grosso para os terminais paraenses, hoje bastante dependente da rodovia BR-163.
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