Ferrogrão não deve ficar pronta antes de 2025, estima especialista

Publicado em 07/04/2017 07:26

Os agricultores do norte de Mato Grosso devem contar com uma ferrovia para levar grãos até Miritituba (PA) só em 2025. Isso pressupondo o cumprimento da previsão do governo, de leiloar no segundo semestre a concessão da Ferrogrão. É a avaliação de Edeon Vaz, do Movimento Pró-Logística, ligado ao setor agropecuário mato-grossense.

“Na melhor das hipóteses, deve ter dois anos de licenciamento e projetos para iniciar a obra só em 2020. Depois, a previsão é de cinco anos para ficar pronta fazendo uma média de 200 quilômetros por ano. Acredito que 2025 é um bom prazo”, avalia Vaz.

O projeto da Ferrogrão prevê a construção de uma estrada de ferro de 1.142 quilômetros entre Lucas do Rio Verde (MT) e Miritituba (PA), onde vem sendo construída há alguns anos uma forte infraestrutura de transporte hidroviário. Nas contas do governo federal, o investimento previsto é de R$ 12,6 bilhões em uma concessão válida por 65 anos.

O governo estima ainda que a Ferrogrão pode chegar a 2050 transportando um volume superior a 42 milhões de toneladas. A ferrovia seria uma alternativa para o escoamento da produção de grãos do norte de Mato Grosso para os terminais paraenses, hoje bastante dependente da rodovia BR-163.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rota dos Sertões: ANTT aprova audiência pública para tratar da concessão de trecho estratégico da BR-116 e da BR-324
Armazenagem: Soluções para problema crônico no BR é tema de Seminário Modelo Harvard para produtores brasileiros
Preço do frete por quilômetro cai pela primeira vez desde maio e fecha outubro em R$ 6,40, aponta Edenred Repom
Taxa de juros Selic: especialistas comentam expectativa para decisão do Copom
Fechamento dos portos da costa oeste do Canadá entra no segundo dia
VLI planeja investir R$10,5 bi no Corredor Sudeste e indica alta de 80% no volume em 30 anos
undefined