Arrozeiros fazem parcerias para recuperar estradas no RS
Arrozeiros gaúchos estão se mobilizando para melhorar as condições das estradas dos municípios produtores de arroz. O objetivo é facilitar o escoamento da safra que vem sendo colhida no Rio Grande do Sul, maior produtor nacional. Os produtores buscam estabelecer parcerias e convênios com apoio do poder público para reformar a malha viária, que muitas vezes não é asfaltada.
A Associação dos Arrozeiros do município de Uruguaiana, em parceira com o Sindicato Rural e a prefeitura, iniciou um trabalho de recuperação das estradas vicinais. De acordo com a instituição, já foram recuperados 1,4 mil quilômetros de estradas de terra no município.
O presidente da associação, Roberto Ghigino, afirma que atualmente está sendo realizada uma operação de tapa-buraco. A partir do convênio, os produtores já repassaram R$ 30 mil para a recuperação das vias. Além disso, foram disponibilizadas ao executivo patrola, retroescavadeira e caçambas.
Produtores de Alegrete também estão mobilizados para recuperar as estradas rurais do município, que possui 4.870 quilômetros de vias não asfaltadas. O arroz representa cerca de 20% da composição do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade. Este ano, os produtores firmaram uma parceria com o Exército e a Prefeitura da cidade para ajudar na manutenção de alguns trechos das vias.
Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.