Surto de gripe aviária em vacas leiteiras se amplia em Ohio, Kansas, Novo México

Publicado em 05/04/2024 07:35 e atualizado em 05/04/2024 08:30

Por Tom Polansek

CHICAGO (Reuters) - A gripe aviária infectou um rebanho leiteiro em Ohio pela primeira vez e foi detectada em rebanhos adicionais no Kansas e no Novo México, de acordo com o governo dos EUA, ampliando um surto em vacas que levantou preocupações sobre possíveis riscos para os seres humanos. 

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) confirmou infecções em rebanhos em seis estados desde que relatou pela primeira vez casos no Texas e no Kansas, em 25 de março.

A leiteria infectada em Ohio recebeu vacas em 8 de março de uma leiteria do Texas, que mais tarde confirmou a detecção de gripe aviária, disse o Departamento de Agricultura de Ohio.

O USDA disse que a transmissão da doença entre vacas não pode ser descartada.

Os casos iniciais no Texas e Kansas parecem ter sido introduzidos por aves selvagens, e a cepa do vírus nos casos subsequentes no Novo México, Michigan e Idaho foi muito semelhante, segundo o USDA.

As aves migratórias espalham a gripe aviária por todo o mundo desde 2022, infectando aves e outras espécies.

“No estado do Kansas, todos os dados de sequenciamento genético que podemos obter ainda indicam que se trata de um evento de repercussão da exposição a aves selvagens”, disse o comissário de saúde animal do Kansas, Justin Smith, em entrevista na quinta-feira.

A gripe aviária foi encontrada em três rebanhos leiteiros no Kansas, dois no Novo México, sete no Texas e um em Ohio, Idaho e Michigan, de acordo com o USDA.

A disseminação para um número crescente de espécies e seu alcance geográfico cada vez maior aumentaram os riscos de infecção humana, disse o chefe da Organização Mundial de Saúde Animal na quinta-feira.

Autoridades do Texas relataram na segunda-feira que um trabalhador agrícola testou positivo e o único sintoma foi inflamação nos olhos. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA consideram baixo o risco de gripe aviária para humanos.

(Reportagem de Tom Polansek; edição de Bill Berkrot)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sindilat: Governo do RS anuncia medidas para atenuar perdas causadas pelas enchentes na cadeia leiteira
Colorado intensifica resposta à gripe aviária e exige teste de leite
Leite/Cepea: Boletim traz custos de produção para a pecuária de leite referente ao mês de junho
Leite/Cepea: a partir de julho, movimento de alta nos preços do leite ao produtor deve perder força e, até mesmo, se inverter
Inscrições abertas para seminário de pecuária de corte e leite no Planalto Norte de SC
Sistema FAEP/SENAR-PR entrega equipamentos ao IDR-PR para melhoria da cadeia do leite