Embrapa Gado de Leite: Inflação de custos na produção de leite em dezembro foi de 1,9%

Publicado em 11/01/2024 11:06

*Por Paulo do Carmo Martins e Samuel José de Magalhães Oliveira, Pesquisadores em economia da Embrapa Gado de Leite, e Manuela Sampaio Lana e Alziro Vasconcelos Carneiro, Analistas em economia da Embrapa Gado de Leite.

 

O mês de dezembro trouxe uma forte elevação no custo de produção de leite, de 1,9%, resultante do aumento nos custos da alimentação, o item que tem o maior peso no cálculo do ICPLeite/Embrapa. Desde setembro os custos de produção estão crescendo a cada mês, com inflação acumulada de 3,8% somente neste último quadrimestre do ano de 2023.

Todavia, o acumulado do ano de 2023 ainda segue negativo. O custo de produção de leite em dezembro de 2023 foi menor em -0,9% que em dezembro de 2022. No período de doze meses houve uma variação acumulada negativa também nos preços das rações, minerais e produção de volumosos na propriedade.

A forte inflação de Dezembro

No mês de dezembro o grupo Concentrado apresentou variação de custos de 5,6%, resultante da variação positiva dos preços de grãos. Milho, soja, trigo e algodão apresentaram crescimento de preços. O grupo Volumosos também registrou crescimento, ainda que de 0,2%.

Quatro grupos apresentaram deflação no mês, com destaque para o grupo Minerais, que foi de -10,4%. Além da redução do preço de commodities e matérias-primas no mercado internacional, contribuiu para este resultado a queda da taxa de câmbio, uma variável importante na formação de preços deste grupo. Os preços do grupo Qualidade do leite caíram -1,4% e os grupos Sanidade e reprodução e Energia e combustível registraram variação negativa de -0,2%, Não houve variação no custo da Mão de obra neste mês. Estes dados são apresentados no Gráfico 1.

Ao longo dos doze meses de 2023, o ICPLeite/Embrapa acumulou uma deflação nos custos de produção de -0,9%. Apesar da forte elevação nos custos de produção de commodities internacionais nos primeiros meses do ano, ainda em função do conflito Rússia/Ucrânia, iniciado em 2022, na medida em que o ambiente de incerteza foi reduzindo, com o avançar dos meses, os preços internacionais foram registrando quedas contínuas, impactando o custo de produção agrícola em geral, e em especial o da produção de leite.

Contribuíram para queda nos custos de produção em 2023 os três grupos que representam a alimentação do rebanho. O grupo Minerais teve variação anual de -22,0%, seguido à variação acumulada pelo grupo Volumosos, que foi de -11,7%, enquanto o grupo Concentrado registrou -1,4%.

Em sentido contrário, quatro grupos puxaram a inflação para cima, com destaque para os grupos Energia e combustível e Qualidade do leite que, respectivamente, acumularam 19,8% e 12,2%. O grupo Mão de obra acumulou variação anual de preços de 11,3%, enquanto que o grupo Sanidade e reprodução teve variação de 3,2%. Os dados constam do Gráfico 2. 

Em 2023 o comportamento dos preços dos insumos continuou trazendo muita intranquilidadepara os produtores de leite. O ano iniciou com os reflexos dos reajustes do salário mínimo, queocorreram em janeiro e depois em março, além dos preços elevados dos insumos importados,como fertilizantes e matéria-prima para defensivos e minerais, que subiram de preços em curtoespaço de tempo. Também os grãos iniciaram o ano com preços elevados.

Mas, a partir de março os custos iniciam uma trajetória de queda, iniciando uma trajetória decrescimento novamente a partir de julho, com aceleração a partir de novembro, conformemostrado no Gráfico 3.  

Fonte: Embrapa Gado de Leite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Aumento da captação de leite, principalmente no Sul do país, interrompe movimento de alta no pagamento ao produtor
Gripe aviária infecta vacas leiteiras da Califórnia, ampliando surto nos EUA
Leite/Cepea: Oferta crescente interrompe movimento de alta no preço
FPA: Produtores de leite terão mais controle sobre os preços pagos por suas produções
Goiás: Inscrições para o PAA Leite são prorrogadas
Emater Goiás inicia entrega de sementes de milho para produtores de leite no estado