No Paraná, setor produtivo debate demandas da cadeia do leite

Publicado em 09/08/2023 11:16
Tema foi tratado na terça (8), em reunião conjunta da CNA, Faep e Aliança Láctea Sul Brasileira, realizada em Castro

Representantes da cadeia produtiva do leite se reuniram, na terça (8), na sede da Cooperativa Castrolanda, no município de Castro (PR), para discutir as principais demandas do setor lácteo brasileiro.

Em reunião conjunta da Aliança Láctea Sul Brasileira e das Comissões de Pecuária de Leite da CNA e da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), o setor debateu, entre outros pontos, a preocupação com o aumento expressivo das importações de leite em pó.

O coordenador da Aliança Láctea Sul Brasileira, Airton Spies, apresentou o panorama das importações do país. De janeiro a julho deste ano, o Brasil importou 161 mil de toneladas de lácteos, alta de 158% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Comex Stat. Conforme acompanhamento da CNA, o volume total equivale a 1,2 bilhão de litros de leite que deixaram de ser captados no Brasil.

Segundo o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Ronei Volpi, grande parte desse volume vem da Argentina, que está aplicando subsídios diretos à produção, causando distorção no mercado brasileiro. “Nós somos favoráveis ao livre comércio, mas em pé de igualdade”, disse.

Durante o encontro, o assessor técnico da CNA, Guilherme Dias, destacou as ações da entidade para mitigar a importação dos produtos lácteos. “Estamos buscando alternativas, junto aos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Indústria e Comércio, para reduzir os impactos à cadeia produtiva e à competitividade do pequeno e médio produtor de leite brasileiro”, afirmou Dias.

Outro assunto tratado na reunião conjunta foram as principais ações da Cooperativa Agroindustrial Castrolanda, como o programa de qualidade do leite, os protocolos de certificação, a assistência técnica e boas práticas de manejo, que incluem a redução de 48% no uso de microbianos com análises feitas dentro das propriedades.

A pauta do encontro também contou com apresentações do coordenador comercial da Unium (Intercooperação entre Frísia, Castrolanda e Capal), Rogério Marcus Wolf, e do presidente-executivo do Sindileite Paraná, Wilson Thiesen.

À tarde, os integrantes da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA participaram da abertura da feira Agroleite, no Parque de Exposições Dario Macedo, em Castro (PR), que teve a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que se comprometeu a apoiar no setor em relação à importação do leite. O Agroleite é um evento técnico voltado a todas as fases da cadeia produtiva.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Aumento da captação de leite, principalmente no Sul do país, interrompe movimento de alta no pagamento ao produtor
Gripe aviária infecta vacas leiteiras da Califórnia, ampliando surto nos EUA
Leite/Cepea: Oferta crescente interrompe movimento de alta no preço
FPA: Produtores de leite terão mais controle sobre os preços pagos por suas produções
Goiás: Inscrições para o PAA Leite são prorrogadas
Emater Goiás inicia entrega de sementes de milho para produtores de leite no estado