MS: Semadesc lança edital de chamamento de agricultores familiares para fornecer leite ao Programa de Aquisição de Alimentos

Publicado em 11/04/2023 15:44

A Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), por meio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF) lançou o Edital de Chamamento Público número 005/2023 para agricultores e agricultoras familiares interessados em fornecer leite pasteurizado ao Governo do Estado, dentro do Programa de Aquisição de Alimento (PAA).

Nesta etapa serão contemplados os agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Amambai, Dourados, Ponta Porã e Sidrolândia com a cota de R$ 300 mil para cada município, totalizando R$ 1.2 milhão.

O leite adquirido da Agricultura Familiar através do PAA será distribuído às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional. A distribuição fica sob responsabilidade das Secretarias de Assistência Social dos municípios, encarregadas também de recepcionar o produto diretamente dos produtores.

Os agricultores e agricultoras familiares interessados em comercializar o leite devem, entre outros documentos, apresentar a DAP (Declaração de Aptidão) ao PRONAF ou o CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar). A classificação da lista dos fornecedores selecionados ao PAA-Leite apresenta sete critérios, sendo a seguinte priorização: 10 pontos para agricultoras familiares, 9 pontos para agricultores familiares do Grupo Especial: quilombolas, indígenas, agroextrativistas, comunidades tradicionais e atingidos por barragens e mais 5 itens classificatórios.

Os produtos somente serão entregues a partir de solicitação de fornecimento emitida pela Coordenação Estadual do PAA. O Leite pasteurizado e analisado por técnico serão entregues nas Secretarias Municipais de Assistência Social de cada município ou local pré-determinado, nos dias e horários pré-agendados.

Mais informações sobre o edital do PAA  diretamente na Semadesc, por meio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais, pelo telefone 3318 5019.

O PAA é uma iniciativa voltada a garantir a segurança alimentar e nutricional e consiste na compra pública com dispensa de licitação de produtos da Agricultura Familiar. Os produtos são adquiridos a preços compatíveis com os praticados nos mercados regionais e distribuídos a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, a entidades, restaurantes populares, rede pública e filantrópica de Saúde, Educação e Justiça.

Fonte: Sec. de Agricultura - MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
undefined