Mapa reconhece equivalência do Sisbi de Sergipe para leites e derivados

Publicado em 27/01/2023 09:10
Com a adesão, as agroindústrias do estado podem comercializar seus produtos em todo o território nacional

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, entregou nesta quarta-feira (25) ao governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, a autorização para ampliação do escopo  ao Serviço de Inspeção Estadual da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDAGRO) para atuação na área de leite e derivados

O estado de Sergipe já havia recebido o certificado de adesão do estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) em 2022. No entanto, a equivalência só estava valendo para o setor de abate e processamento de carnes. Após a ampliação do escopo, a equivalência vale também para empresas de leite e derivados. 

Com a adesão, as agroindústrias do estado podem comercializar seus produtos em todo o território nacional.

Para o governador, o reconhecimento é um grande incentivo para o desenvolvimento para a bacia leiteira do estado. “Isso vai ser uma transformação para a gente, na geração de emprego e renda e na concorrência, pois vai nos possibilitar que possamos ter nossos produtos vendidos em outros estados, o que significa uma concorrência salutar a todos”, agradeceu. "Nosso papel é esse, fazer o bem à população", destacou Fávaro. 

Também participaram da reunião os secretários estaduais Zeca da Silva (Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Aquicultura), Jorge Araújo Filho (Casa Civil), José Roberto Dantas (Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura) e Cleon Menezes (Comunicação Social), além do  secretário-executivo do Mapa, Irajá Lacerda, do secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, e dos deputados federais Antônio Brito e Fábio Reis  e o deputado estadual Christiano Cavalcante.

Fruticultura 

Na tarde de hoje, o ministro Fávaro também recebeu a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. A pauta do encontro foi a desburocratização das exportações de frutas do estado para a Europa, com entrada pela Espanha. 

Também estiveram presentes o vice-governador Walter Alves, os secretários estaduais Guilherme Saldanha (Agricultura, da Pecuária e da Pesca), Maria Virgínia Ferreira Lopes (Gestão e Projetos Especiais), Jaime Calado Pereira dos Santos (Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e da Inovação). Pelo Mapa, participaram o secretário-executivo, Irajá Lacerda, o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, e o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa.  

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
undefined