“Goiás tem sido referência para grandes eventos do setor agropecuário”, diz secretário Tiago Mendonça na abertura do Interleite

Publicado em 03/08/2022 15:17
Realizado pela primeira vez fora de Minas Gerais, Interleite Brasil 2022 é aberta em Goiânia com 1400 inscritos e extensa programação de palestras em apenas dois dias

Um dos principais eventos da cadeia láctea no País, o Interleite Brasil 2022 foi aberto nesta quarta-feira (3/8), no Centro de Convenções de Goiânia. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Mendonça, representou o governador Ronaldo Caiado na cerimônia e destacou a importância de receber grandes eventos nacionais do setor agropecuário. “Goiás tem sido referência nesta área”, disse ele, citando como exemplos o Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas (realizado em julho em Rio Verde) e os congressos brasileiros de Fitossanidade e de Qualidade do Leite (agendados para setembro em Goiânia).

O titular da Seapa ressaltou ainda as ações do Governo de Goiás para fortalecer a cadeia do leite no Estado, com foco principal no pequeno produtor. “Reconstruímos a Emater (Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural, e Pesquisa Agropecuária) e estamos treinando 60 técnicos para dar suporte aos nossos produtores; outros 60 ainda serão treinados, totalizando 120 novos técnicos em campo”, exemplificou. Mendonça também falou da criação da Câmara Técnica e de Conciliação da Cadeia Láctea de Goiás: “Colocamos indústrias, produtores, entidades e Governo para discutir e ajudar na construção de soluções. Juntos, vamos elaborar um programa que realmente faça a diferença”.

CEO do Milkpoint, responsável pelo Interleite, Marcelo Pereira de Carvalho agradeceu pelas parcerias com Governo de Goiás, Sistema Faeg/Senar, Sebrae e outras entidades e empresas que permitiram a volta do evento após dois anos de interrupção em virtude da pandemia. A 20ª edição, sediada por Goiânia, é a primeira realizada em uma cidade fora de Minas Gerais. “São 1400 inscritos, sendo 1200 no presencial e mais 200 no on-line. É o nosso maior evento”, comemorou. Carvalho lembrou que o objetivo do Interleite é “gerar reflexão, apontar caminhos, identificar oportunidades e, acima de tudo, inspirar”. “Tem muita coisa acontecendo na cadeia do leite e queremos destrinchar isso. A questão técnica em grande parte está dominada, é preciso ir além”, acrescentou. Ao finalizar seu discurso, o CEO do Milkpoint deixou aberta a possibilidade de que o Interleite volte a ser realizado em Goiânia, em 2023.

O deputado federal José Mário Schreiner, também participou da cerimônia de abertura do Interleite Brasil 2022. Presidente do Sistema Faeg/Senar e vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), ele celebrou o retorno do evento em formato híbrido e avaliou que o cenário mundial, agravado pela guerra entre Rússia e Ucrânia, intensifica o debate sobre segurança alimentar e abre oportunidades de mercado para o leite brasileiro. “É um setor que vai avançar muito mais, e o Brasil pode ser um grande expoente de produção mundial de leite, assim como somos hoje grandes exportadores de outros produtos, além de abastecer a mesa dos brasileiros”, declarou.

Diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto recordou que a realização do Interleite, em Goiânia, vem sendo planejada desde 2020 e elogiou a agenda do evento: “Receber o Interleite é uma satisfação e uma oportunidade para nós. A programação foi bem construída e fortalece a pecuária leiteira em Goiás e no Brasil”.

Também participaram da cerimônia no Teatro Rio Vermelho do Centro de Convenções de Goiânia: o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; a chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Elizabeth Nogueira Fernandes; o superintendente do Sistema OCB Goiás, Jubrair Caiado Gomes; o assessor da Viva Lácteos Rafael Macedo Silva; o vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás (Sindileite Goiás), Ananias Justino Jayme; e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges, além de produtores, técnicos, professores, pesquisadores e executivos de empresas ligadas ao segmento.

A abertura do Interleite Brasil 2022 teve uma homenagem especial ao professor, pesquisador e consultor Paulo Fernando Machado, criador da Clínica do Leite. Ele recebeu o Prêmio Vidal Pedroso de Faria. O evento segue até esta quinta-feira (4/8). Mais informações: https://www.interleite.com.br/

Fonte: Seapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
undefined