EPAMIG de Felixlândia recebe certificação máxima em sistema de produção de leite

Publicado em 20/06/2022 11:45
Certificação concedida pela Cooperativa Central de Produtores de Leite contempla gestão, qualidade, infraestrutura e bem-estar animal

O Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) de Felixlândia, município do Centro-Oeste mineiro, foi certificado como Fazenda Nota 10 pela Cooperativa Central de Produtores de Leite (CCPR). A certificação contempla quatro pilares de propriedades leiteiras: gestão, qualidade do leite, infraestrutura e bem-estar animal.

A auditoria do Campo da EPAMIG de Felixlândia foi realizada pela filial da América Latina da Quality Consultants of New Zealand (QCONZ). O Programa de Boas Práticas Agropecuárias da QCONZ atende a Instrução Normativa 77 do Ministério da Agricultura (MAPA) para melhorar a qualidade do leite cru refrigerado, reduzir o risco alimentar e fornecer proteção ao produto final.

De acordo com o gerente do Campo de Felixlândia, Davi Moreira, a certificação veio em um bom momento para a bovinocultura da EPAMIG. Davi explica que o leite produzido pela empresa é comercializado para a CCPR e, com o certificado, será possível obter um preço melhor por litro de leite fornecido. “A certificação de Fazenda Nota 10 vai agregar melhor valor ao leite da EPAMIG. Nosso Campo só tem a ganhar”, comemora o gerente.

Segundo o pesquisador da EPAMIG, Clenderson Gonçalves, a ideia de certificar o Campo de Felixlândia surgiu da necessidade de adequar a produção de leite a padrões nacionais e internacionais, além de preparar a unidade para o desenvolvimento de pesquisas em biotecnologia e bovinocultura.

“A certificação está disponível para os cooperados da Cooperativa Central de Produtores de Leite. Os impactos de um Campo certificado para as pesquisas desenvolvidas pela EPAMIG são muito grandes e positivos, uma vez que até mesmo aspectos de gestão são levados em consideração na avaliação”, explica.

Clenderson afirma, ainda, que a EPAMIG trabalha para certificar outros Campos atuantes na produção de leite.

Revitalização do rebanho

A partir da certificação concedida pela CCPR, a EPAMIG firmou uma parceria com a cooperativa para revitalizar o rebanho leiteiro do Campo de Felixlândia. O objetivo é obter novos animais F1-Girolando por meio de fertilização in vitro entre matrizes Gir Leiteiro, tradição da EPAMIG, e touros holandeses com alta carga genética.

“A certificação foi um passo para que a EPAMIG avance ainda mais em pesquisas com bovinos. Agora, com a dinâmica de fertilização in vitro, teremos muito material para fazer novas pesquisas, materiais de alta qualidade. A fertilização, além de revitalizar o rebanho da EPAMIG, vai atender as demandas de produtores mineiros por animais de alto valor genético”, conclui Clenderson.

Fonte: Epamig - MG

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sindilat: Setor lácteo trabalha por retomada da produção em 2025
Embrapa Gado de Leite: 2024 foi positivo para o setor lácteo brasileiro, após os desafios enfrentados em 2023
Leite/Cepea: Depois de subir ao longo de 2024, preço ao produtor deve encerrar ano em queda
Embrapa Gado de Leite: Custo de produção de leite cresce pelo sétimo mês seguido
Gadolando projeta avanços no setor em 2025 com entrada de lei em vigor
Sindilat apoia investigação de dumping no leite
undefined