Primeiros painéis em SC levantam custos da pecuária de leite

Publicado em 27/05/2022 15:46
Programação neste segmento contou com reuniões em Treze Tílias e Braço do Norte. Eventos seguem na segunda-feira (30) em São Miguel do Oeste e na quarta (1º de junho), em Chapecó.

O Sistema CNA/Senar iniciou os levantamentos de custos de produção agrícolas e pecuários de 2022 do Projeto Campo Futuro, iniciativa que está no seu 15º ano de execução. Em Santa Catarina, a ação que é realizada em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC e Sindicatos Rurais, teve seu primeiro painel na terça-feira (24), reunindo produtores de pecuária de leite do município de Treze Tílias. 

A programação na área de pecuária leiteira seguiu nesta quinta (26) reunindo produtores em Braço do Norte. Na segunda-feira (30) ocorrerá painel em São Miguel do Oeste e na quarta (1º de junho), em Chapecó.

O presidente do Sistema Faesc/Senar/SC e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, frisou que o Campo Futuro é um projeto de gestão de custos e riscos voltado para produtores rurais, com propósito de calcular os gastos de produção nas propriedades e utilizar as operações em mercado futuro. “Após os painéis, as matrizes de custos e as informações sobre as receitas médias são atualizadas pelas instituições parceiras do projeto. O Campo Futuro é fundamental para termos à disposição dados reais de cada região. Com base nisso, conseguimos planejar ações adequadas para uma eficiente gestão de custos que atenda às necessidades locais e regionais”, destacou o dirigente.

Os painéis na área de pecuária de leite em Santa Catarina vêm sendo conduzidos por representantes da CNA e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).    Guilherme Souza Dias, assessor técnico da CNA, que participou dos dois primeiros painéis na área do leite, observou que a proposta é fazer uma fotografia da produção leiteira nas regiões com o objetivo de verificar como a produção se comportou no ano anterior. Segundo ele, o objetivo é gerar informações para as tomadas de decisões dos produtores rurais e para atualizar o modal produtivo. A atividade na área de pecuária de leite é desafiadora e fundamental para o desenvolvimento da economia”.

Os presidentes dos Sindicatos Rurais de Água Doce, que representa o município de Treze Tílias, Newton Luiz Bedin, e do Sindicato Rural de Braço do Norte, Edemar Della Giustina, também mencionaram a importância da iniciativa para os produtores e técnicos que cuidam do futuro das propriedades. 

Na abertura do painel de Treze Tílias, o assessor jurídico e vice-presidente regional da Faesc, Clemerson José Argenton Pedrozo, ressaltou o quanto o Campo Futuro vem sendo importante para a evolução do desempenho, não somente na área do leite como em todo o setor agropecuário desde que foi criado há cerca de 15 anos. “Trata-se de um projeto essencial para acompanharmos a evolução regional dos custos de produção e para termos conhecimento sobre a rentabilidade das atividades agropecuárias”.

O vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri, conduziu a abertura do Campo Futuro em Braço do Norte e enalteceu o esforço do presidente Pedrozo, da CNA e do CEPEA para favorecer a geração de informações para análises de mercado, prospecção de capacitações e desenvolvimento de políticas voltadas à melhoria da competitividade do setor.

CAMPO FUTURO NO PAÍS

O Campo Futuro será executado em 141 municípios, distribuídos em 21 estados brasileiros. A iniciativa conta com o apoio das Federações de Agricultura e Sindicatos Rurais, além da participação dos produtores rurais locais. Os dados oriundos das 11 atividades agropecuárias pesquisadas contribuirão para a identificação de estratégias de comercialização, formação de custos de produção e nível tecnológico das atividades desenvolvidas nas principais regiões produtoras do Brasil.

São parceiros do Sistema CNA/Senar na realização do Projeto Campo Futuro o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA), Pecege (Esalq/USP) e Labor Rural (Universidade Federal de Viçosa - UFV).

CONFIRA OS PRÓXIMOS PAINEIS DE SANTA CATARINA:

 

·     PAINÉIS CAMPO FUTURO EM PECUÁRIA DE LEITE

- São Miguel do Oeste: 30/05, das 13h30 às 18 horas. 

- Chapecó: 01/06, das 13h30 às 18 horas.

 

·     PAINÉIS CAMPO FUTURO PARA SOJA, MILHO E TRIGO

- Xanxerê: 13/06, das 13h30 às 17 horas.

- Campos Novos: 14/06, das 13h30 às 17 horas.

 

·     PAINEL CAMPO FUTURO PARA ARROZ

- Araranguá: 15/06, das 13h30 às 17h30.

Fonte: Assessoria de imprensa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
undefined