Ministério da Economia atende pleito da ABRALEITE e de todo setor leiteiro e retorna a alíquota de 28% sobre as importações de queijos.

Publicado em 11/05/2022 13:49

Em 10 de maio, o presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, recebeu juntamente com a deputada Tereza Cristina a confirmação do Ministro Paulo Guedes e sua equipe sobre a revogação da Resolução Gecex 31, que consistia na retirada da alíquota de importação de queijos “Mozarela”. 
 
Esta conquista ocorreu por conta de esforço da ABRALEITE e de todo o setor, iniciado em março com o envio dos ofícios da ABRALEITE pedindo a revogação da Resolução Gecex 31 aos ministros da Economia e da Agricultura. Além dos ofícios, foi elaborada também nota técnica ao Gecex em conjunto com as entidades componentes da Câmara Setorial do Leite do MAPA.
 
O presidente da ABRALEITE participou de diversas reuniões e audiências em Brasília de 24/03 a 10/05 para conscientizar o governo e concedeu muitas entrevistas a diversos veículos de comunicação, repercutindo o risco que essa medida traria ao setor e que seria sem efeito algum para redução da inflação dos alimentos, como era a motivação do Gecex e do Ministério da Economia. 
 
A ABRALEITE agradece os esforços e o apoio da FPA, das deputadas Tereza Cristina e Aline Sleutjes, que se empenharam e ajudaram a associação, agradece a outras entidades do setor que se uniram neste pleito e à imprensa. E agradece, também, o ministro da Economia, Paulo Guedes, sua equipe e o Gecex por ouvir o setor e tomar a decisão certa em retirar os queijos “Mozarela” da medida, retornando a alíquota de importação desses queijos.
 

Fonte: ABRALEITE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
undefined