Embrapa Gado de Leite: Em março, custo de produção de leite registra alta de 2,7%

Publicado em 12/04/2022 08:06 e atualizado em 12/04/2022 08:36

A inflação do leite voltou a acelerar no último mês. Em março, o ICPLeite/Embrapa atingiu 2,7%. O acumulado em doze meses, que se encontrava em queda nos últimos meses, voltou a se elevar.

Nova aceleração dos preços

A inflação do leite voltou a acelerar em março de 2022 e atingiu 2,7%, colocando a inflação mensal no maior patamar desde outubro de 2021. O principal destaque foi o custo do grupo Volumosos, que aumentou 8,2%. O aumento do preço do adubo, até 30% em apenas um mês, dependendo de sua formulação, é a maior contribuição ao aumento observado neste grupo. A oferta de fertilizantes, que já estava escassa em função da demanda acelerada pós-pandemia, sofreu maior restrição já que a Rússia, um importante exportador mundial, se envolveu em guerra e sanções econômicas a partir do final de fevereiro de 2022. Energia e combustível, Minerais e Concentrado também apresentaram aumentos expressivos, acima de 1% em março (Gráfico 1).

Os três primeiros meses do ano apresentam alta de preços de 6,2%. O grupo Mão de obra apresentou a maior elevação, 10,6%, devido ao reajuste do salário mínimo ocorrido em janeiro. Em seguida, com variações expressivas, os grupos referentes à alimentação do rebanho Minerais, Concentrado e Volumosos, acumularam as respectivas variações acumuladas: 6,4%, 6,2% e 5,7% (Gráfico 2). 

O ICPLeite/Embrapa voltou a acelerar no acumulado dos últimos doze meses encerrados em março, atingindo 23,2%. As maiores variações foram verificadas nos grupos Volumosos (56,9%) e Minerais (55,9%). Mão de obra, Sanidade e reprodução e Qualidade do leite apresentaram índices bem mais comportados, abaixo dos 8% em 12 meses (Gráfico 3).

 

Fonte: Embrapa Gado de Leite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
undefined